Tamanho do texto

Segundo especialista Leonardo Castelo, com essas dicas é possível manter tudo limpinho e no lugar sem perder muito tempo na hora da faxina

Casa organizada e  com tudo em seu devido lugar é uma delícia, mas dá um trabalho. Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), as pessoas gastam, em média, 26 horas por semana em tarefas domésticas. Ao final do mês, isso significa quatro dias dedicados à limpeza da casa e outras tarefas. E agora, como manter a casa limpa sem gastar tanto tempo?

Uma forma de saber como manter a casa limpa de uma maneira mais simples e eficaz é criando uma rotina de limpeza, como defende especialista no assunto Leonardo Castelo. Ele afima que, dessa maneira,  casa ficará organizada e você não gastará tanto tempo para isso.

Dicas de como manter a casa limpa

Criar uma rotina ajuda na missão de como manter a casa limpa. Veja todas as dicas de um especialista
shutterstock
Criar uma rotina ajuda na missão de como manter a casa limpa. Veja todas as dicas de um especialista


A rotina sugerida por Castelo, um dos fundadores da Ecoville, rede de franquias brasileira de lojas especializadas em produtos de limpeza, ajuda a dividir as tarefas da limpeza doméstica ao longo da semana, para que não fique com muitos afazeres acumulados em um dia e nem deixe nada de lado. Veja os detalhes: 

Faça um bom cronograma

Como manter a casa limpa: ter um cronograma bem feito e organizado é essencial para a rotina de limpeza
shutterstock
Como manter a casa limpa: ter um cronograma bem feito e organizado é essencial para a rotina de limpeza

Separe caneta e papel e anote o que você precisa fazer em sua casa. Inclua nessa lista tanto as tarefas do dia a dia, como lavar a louça, até as mais esporádicas, como organizar o guarda-roupas e se livrar da bagunça que muitas vezes está escondida atrás das portas. 

Com isso em mãos, monte um cronograma do que deve ser feito diariamente, o que deve ser executado uma vez por semana, o que será responsabilidade a cada 15 dias e assim por diante. Escreva tudo isso em um cronograma e deixe em um lugar bem vísivel, para que sempre possa consultar. 

Para te ajudar a montar o cronograma das tarefas domésticas, aí estão alguns exemplos de atividade e sugestões de periodicidade: 

  • Diariamente: lavar louça, verificar os lixos (e retirar sempre que necessário), limpar mesa e pia da cozinha, guardar objetos que foram espalhados pela casa, varrer a casa. 
  • Semanalmente: lavar roupas (lembre-se de separar as peças por cor para evitar manchas ou qualquer surpresa desagradável), trocar roupa de cama e de banho, passar pano na casa, limpeza básica de banheiros e cozinha. 
  • Mensalmente: limpeza geral de banheiros e cozinha, aspirar colchões e sofá, limpeza de sofá e poltronas, limpeza de paredes, batentes e janelas. 
  • Esporádico:  organizar o guarda-roupas (pode ser a cada troca de estação por exemplo),  lavar piscina e quintal

Leia também: Como limpar a casa após as festas

Divida a casa

Como manter a casa limpa: deixe um dia da faxina para cada um dos cômodos ou área da casa
shutterstock
Como manter a casa limpa: deixe um dia da faxina para cada um dos cômodos ou área da casa

Pense em sua casa ou apartamento por partes, e não como um todo, na hora de definir o cronograma e a rotina de como manter a casa limpa. Primeiro foque na cozinha, por exemplo, e veja o que precisa ser por ali e com qual frequência. Faça o mesmo com as outras áreas ou cômodos. 

Isso vai ajudar a distribuir melhor as tarefas que não são diárias para que não tenha que fazer tudo em um único dia. A sugestão do especialista é limitar a duas ou três tarefas por vez. "Deste modo, sobrará mais tempo livre e o cansaço será menor", comenta Castelo. 

Outra sugestão é limpar e organizar uma área da casa por dia. Na segunda-feira é o momento de limpar os banheiros. Na terça é a vez de se dedicar à sala, cuidando do sofá, tirando pó dos móveis e tudo mais. Na quarta é a hora de cuidar dos quartos, trocar a roupa de cama e dar a geral no ambiente. E assim segue a semana. 

Defina horários e responsáveis pelas tarefas

Como manter a casa limpa: dividir as responsabilidades e envolver todos na limpeza da casa pode ser uma ótima ideia
shutterstock
Como manter a casa limpa: dividir as responsabilidades e envolver todos na limpeza da casa pode ser uma ótima ideia

Castelo lembra também é importante definir horários para as taferas domésticas e tentar estabelecer o tempo de duração delas. Isso fica mais fácil com as tarefas semanais ou mais esporádicas - afinal, é provável que tenha que lavar a louça mais de uma vez por dia e em horários diferentes, mas pode ser escolher a parte da manhã para retirar a roupa de cama e já colocá-la para lavar. 

Com horários estabelecidos, segundo o especialista, a tentação de adiar a hora da limpeza diminui e as chances de economizar tempo são maiores - nada de ficar enrolando e deixar a tarefa para depois! 

Leia também: 18 regras para reduzir o acúmulo de sujeira dentro de casa

Claro que é fundamental ser realista e adequar tais horários à sua rotina e dia a dia. De nada adianta programar uma rotina de limpeza que gaste a manhã inteira em um cômodo se não terá tempo para isso. Nesse caso, volte ao cronograma e defina as prioridades, reservando as tarefas mais demoradas e esporádicas para quando tiver um final de semana livre, por exemplo. 

Mais uma sugestão de Castelo é não monopolizar a missão de manter a casa limpa. Com tudo escrito em um papel ou planilha - periodicidade das tarefas, horários e outros detalhes - é possível distribuir as tarefas. Cada morador da casa pode ser responsável por um pedaço da limpeza e até as crianças devem ganhar tarefas de limpeza doméstica. Elas podem organizar os brinquedo, arrumar a cama todos os dias ou ajudar a lavar a louça, por exemplo. 

Assim, cada um tem uma responsabilidade em como manter a casa limpa e tudo fica mais fácil com um trabalho em equipe - e principalmente: um não vai sujar o que o outro acabou de arrumar, já que todos estão envolvidos no mesmo objetivo. 

Siga o checklist

Como manter a casa limpa: com a rotina e o planejamento em mãos, nada de fazer corpo mole
shutterstock
Como manter a casa limpa: com a rotina e o planejamento em mãos, nada de fazer corpo mole

No final, saber como manter a casa limpa não é tão complicado assim, mas de nada adianta montar uma linda planilha com a rotina de limpeza e esquecê-la em um canto. " É preciso ter disciplina e seguir seu checklist sempre, principalmente no começo do planejamento", alerta Castelo. Com o tempo, toda a família "entra no automático". "Também ficará mais fácil ir adequando o seu cronograma de limpeza às suas necessidades e compromissos pessoais", completa o especialista.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.