Você é daquele tipo de pessoa que tem dificuldades de encontrar as chaves de casa toda vez que vai sair ou vira e mexe encontra peças de roupa em locais improváveis sem nem saber que havia perdido? O caos doméstico é uma realidade para muita gente, já que, com rotinas cada vez mais atribuladas, pode ser realmente difícil manter a casa organizada.

Leia também: Especialista dá dicas de limpeza e conta o que nunca deve ser feito na faxina

Manter a casa organizada pode ser até mais difícil do que fazer a faxina, mas algumas dicas podem ajudar
Reprodução/Pinterest
Manter a casa organizada pode ser até mais difícil do que fazer a faxina, mas algumas dicas podem ajudar

Às vezes, a dificuldade não está nem em arrumar cada ambiente, e, sim, em manter a casa organizada dias após a faxina; na pressa, o encosto da cadeira passa a acumular roupas que estavam perfeitamente acomodadas no guarda-roupa, a pia do banheiro se torna depósito de produtos usados com frequência e o caos doméstico volta como se a arrumação nunca tivesse acontecido. Confira dicas de especialistas para organizar cada cômodo da casa de maneira funcional, ou seja, tornando mais fácil o processo de manter tudo arrumado:

Quartos

De acordo com Talita Melo, personal organizer e fundadora da Kiiro, e a MetroFit, empresa especializada em guardar móveis, o maior desafio no quarto de um adulto certamente é o guarda-roupa, principalmente quando ele é compartilhado. Segundo a especialista, a primeira coisa a se fazer é separar uma parte do armário para cada uma das pessoas que o utilizam. Em seguida, é ideal agrupar as peças de roupas por categorias, como blusas, vestidos, calças, shorts, entre outros, deixando as peças mais apropriadas para a estação atual à vista e ao alcance das mãos.

Manter os guarda-roupas arrumados é um dos maiores desafios na hora de deixar a casa organizada. Para tornar a tarefa mais fácil, Talita orienta separar as roupas por categorias e padronizar a forma de dobrá-las
Shutterstock
Manter os guarda-roupas arrumados é um dos maiores desafios na hora de deixar a casa organizada. Para tornar a tarefa mais fácil, Talita orienta separar as roupas por categorias e padronizar a forma de dobrá-las

Talita afirma também que é uma boa ideia padronizar a forma de dobrar as peças, para que as pilhas de roupas não fiquem irregulares e tombando para todos os lados. Escolher bem o tipo de cabide, usar caixas e sacos que embalam as peças a vácuo também são boas formas de poupar espaço dentro do guarda-roupa.

Em quartos infantis, o desafio do guarda-roupa continua, mas a parte mais complicada é a de organizar os brinquedos, principalmente se o ambiente for ocupado por crianças de idades diferentes. De acordo com a especialista, a dica nesse ambiente é agrupar os objetos em categorias – assim como as roupas –, como jogos, bichos de pelúcia, etc. Em seguida, é bom armazenar cada categoria em cestos ou caixas coloridas que fiquem ao alcance dos pequenos, estimulando, desde sempre, a noção de ordem .

Ela afirma ainda que não acumular uma quantidade exagerada de brinquedos também é uma boa ideia. “A dica mais valiosa para a criançada é: chegou brinquedo novo? Dê um antigo a outra criança e faça ela feliz como você”, diz a personal organizer.

Cozinha

Este talvez seja o ambiente da casa usado de forma mais desorganizada, já que, após cozinhar para a família toda, muitas coisas já saíram do lugar e ajeitá-las depois da refeição é bastante desafiador. Talita diz que uma boa forma de otimizar espaços na hora de organizar os utensílios é utilizar aramados e prateleiras multiuso.

Leia também: Confira seis dicas práticas de organização do Pinterest para testar agora

Usar aramados ou prateleiras e agrupar potes inutilizados por tamanho e formato são saídas para organizar a cozinha
Reprodução/Pinterest
Usar aramados ou prateleiras e agrupar potes inutilizados por tamanho e formato são saídas para organizar a cozinha

Na despensa, uma boa tática – que pode ser usada em diversos ambientes, contribuindo muito para deixar a casa organizada – é fazer a divisão dos produtos por setor, armazenando cada grupo (como grãos, farináceos, molhos, massas, etc) em cestos e potes, deixando-os ao alcance das mãos. Dessa forma, além de organizar melhor o conteúdo dos armários, os alimentos duram por mais tempo.

Para guardar recipientes que não estão sendo utilizados, a especialista orienta colocá-los um dentro do outro seguindo um padrão de formato; retangulares com retangulares, redondos com redondos e por aí vai. As tampas, por sua vez, podem ser separadas por tamanho e até cor.

Banheiro

Normalmente, os banheiros não são cômodos extremamente grandes e espaçosos. Sendo assim otimizar o espaço que há neles é essencial para manter a casa organizada como um todo, e é aí que os cestos organizadores aparecem novamente. De acordo com Talita, mais uma vez reunir os produtos por grupo (como rosto, corpo, cabelos, etc) e armazená-los nas cestinhas facilita o dia a dia.

No banheiro, é ideal separar produtos por categorias e deixar na frente o que já estiver aberto ou for vencer logo
Reprodução/Pinterest
No banheiro, é ideal separar produtos por categorias e deixar na frente o que já estiver aberto ou for vencer logo

Se o gabinete do banheiro for utilizado para estocar coisas como sabonetes, pastas de dente e afins, Talita dá uma dica de como evitar desperdício e manter tudo organizado. Segundo ela, o ideal é formar fileiras, colocando à frente aquilo que já está em uso ou cuja data de validade se aproxima. “Dessa forma, evita-se a abertura de vários produtos ao mesmo tempo, mantendo a gestão de estoque mais simples”, comenta.

Para evitar perder produtos, Talita indica manter perfumes e itens de maquiagem fora do banheiro, guardados em caixas tampadas ou dentro de armários, já que a umidade pode favorecer a proliferação de bactérias que alteram a qualidade deles.

Sala e escritório

Em ambientes como esses, é comum que correspondências, contas a pagar e outros papeis aleatórios se acumulem nas superfícies dos móveis. Segundo Talita, uma forma de evitar que isso aconteça é ter uma caixa ou cesta para colocar itens importantes ou que precisam estar sempre à mão, como chaves e carregadores.

Usar caixas em escritórios e arrumar coleções de CDs e DVDs por ordem alfabética pode ajudar a manter tudo arrumado
Reprodução/Pinterest
Usar caixas em escritórios e arrumar coleções de CDs e DVDs por ordem alfabética pode ajudar a manter tudo arrumado

Esses normalmente também são os cômodos onde as pessoas costumam expor coleções, como CDs e DVDs. Talita orienta adotar uma metodologia para fazer a organização (como gênero ou ordem alfabética, por exemplo) e tornar a busca por um item específico mais simples.

Quintal, jardim e área de serviço

“Geralmente, nestes ambientes costumamos juntar tudo aquilo que não cabe nos demais cômodos da casa e, justamente por isso, a setorização precisa ser eficaz”, comenta Talita. A dica, novamente, é separar os itens em categorias, como produtos relacionados ao animal de estimação, os voltados para o dia a dia, os de limpeza especial, etc. Na hora de estocar, cabe a mesma regra do gabinete do banheiro; na frente, deve ficar o que está em uso ou que vencerá logo.

Leia também: Banheiro sem graça? Confira quatro formas de redecorar o cômodo

Como manter tudo em seu devido lugar?

Você já arrumou um lugarzinho para cada item, mas está com dificuldades de manter a casa organizada? Segundo Talita, o ideal é usar uma técnica que ela chama de “operação visita”. Antes de iniciar a faxina, pegue um cesto e recolha os itens que estão espalhados pelos cômodos, realocando cada um deles no devido lugar conforme faz uma “tour” pela casa. Para Talita, o processo deve durar em torno de 15 minutos e virar um hábito, e deixá-lo mais agradável pode ser fácil com uma playlist bem animada. Agora é colocar as mãos na massa!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!