Depois de festas e receber pessoas em sua própria casa, o ambiente costuma ficar sujo e bagunçado. Saber como limpar a casa após ocasiões como essas é um desafio.

Veja truques para uma casa limpa e preparada para festas

Para facilitar o processo de limpeza da casa depois de muitas pessoas comerem e passearem por ali, conversamos com Lilian Esteves, representante da rede de franquias de limpeza profissional House Shine. Ela ensina algumas dicas de como limpar a casa depois de receber muitas pessoas para uma comemoração.

Entre louças e manchas, saber como limpar a casa após uma festa exige esforço, mas a gente te ajuda
Pinterest/Portal eCycle
Entre louças e manchas, saber como limpar a casa após uma festa exige esforço, mas a gente te ajuda


Logo após a festa

Quando a festa acaba, principalmente se for tarde da noite, nenhum anfitrião quer arrumar e fazer a limpeza da casa logo depois do evento. Isso é compreensível. Lilian não vê problemas em cuidar da organização com mais calma e mais descansado apenas no dia seguinte, mas existem algumas atitudes que precisam ser tomadas o quanto antes, para que a limpeza geral fique mais fácil.

Sobraram muitas louças sujas do jantar e você está com muito sono para dar um jeito nelas ainda à noite? Lilian sugere tirar todos os resíduos dos pratos e deixá-los de molho com água e detergente: “No dia seguinte, fica mais fácil e mais rápido de lavar”. Outra dica é deixar os prato separados dos copos.

No banheiro, logo depois da festa, a especialista sugere retirar o saco de papéis sujos e colocar outra sacolinha no lugar. Assim, pela manhã, quando você acordar, o banheiro não estará cheirando mal e, então, você pode usá-lo sem problemas antes de começar a limpeza da casa.

Outra dica que Lilian dá é para, ainda durante a festa, retirar pedaços de comidas do chão assim que elas caírem: “Desse jeito a sujeira não se espalha”.

Se algum lugar estiver molhado – seja de água, suco ou vinho –, eles também merecem atenção. “Deixe no local um papel toalha para absorver o excesso”, recomenda Lilian.

No dia seguinte

Depois de uma boa noite de sono e revigorado, não tem jeito, é o momento de encarar a faxina. De acordo com Lilian, o primeiro passo é o lixo. Retire restos de comida, papéis e outros itens descartáveis que estiverem espalhados pela casa e coloque em um grande saco de lixo. Antes de começar de fato a limpar a casa, ponha para fora todo o lixo gerado na festa.

Outro ponto que merece atenção rapidamente são eventuais manchas em sofás ou tapetes. “Tem que limpar o mais rápido possível, se não o pigmento impregna no tecido”, explica Lilian.

Depois de deixar um papel toalha para absorver o excesso, é importante usar um produto adequado para tirar a mancha. O truque de Lilian é uma mistura de detergente e alvejante. “Misture, coloque sobre a mancha e deixe agir. Depois, pegue um pano úmido e vá passando. Se for uma toalha, coloque em água corrente”, explica Lilian.

Adeus às manchas

Com as manchas retiradas, separe as toalhas de mesa, as pequenas do banheiro e outros panos usados para colocá-los para lavar.

Para tirar a sujeira mais pesada do chão, é preciso lançar mão de detergentes e escovas e esfregá-lo bem. Só depois disso você deve passar um pano úmido por todo o chão. Já para tirar a poeira, o mais indicado é um aspirador, também por toda a casa.

Para finalizar o processo de como limpar a casa, o banheiro, depois de ser tão utilizado, merece uma limpeza pesada e completa. Veja dicas de como deixar tudo em ordem em apenas 13 minutos . E pronto, a casa está pronta para a próxima festa! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!