Tamanho do texto

Com algumas dicas simples, é possível deixar a casa sempre organizada

Limpar a casa nem sempre é uma tarefa adorada por todos. No entanto, para manter os cômodos livres da sujeira e outros problemas que fazem mal à saúde, é essencial deixar os ambientes limpos. Apesar disso, não é sempre que o morador consegue arrumar tempo para fazer uma limpeza completa em todos os locais .

mulher com um balde com produtos de limpeza
shutterstock
Limpar a casa é essencial para manter a sujeira bem longe, mas nem sempre o morador tem tempo para uma limpeza pesada

O cenário pode não ser dos melhores, mas isso não é motivo de desespero. Afinal, com alguns truques simples, é possível limpar a casa e deixá-la arrumada. O Delas conversou com a influencer Iborema de Almeida, responsável pelo grupo do Facebook “Marias Vem Comigo”, que conta com mais de 1,5 milhão de membros – e traz algumas dicas.

“Um dos temas mais presentes em minhas redes sociais é a falta de tempo para manter a casa limpinha e organizada. Tenho dicas simples e preciosas para que, mesmo sem tempo, a pessoa consiga manter a casa em perfeita ordem”, ressalta Iborema, que também é parceira da empresa Bettanin.

1º passo: organização

arrumar a cama
shutterstock
A primeira dica é ter organização e não deixar para as pequenas tarefas do dia dia, como arrumar a cama, para fazer depois

Apesar de parecer difícil ter organização, é essencial colocá-la em prática. “Se a gente se policiar, as coisas fluem”, garante a influencer. Aqui, a orientação é deixar a preguiça de lado e não deixar nada para depois. Exemplos? Toda vez que acordar, já estender a cama, ou então, toda vez que tirar uma coisa do lugar, lembrar de guardá-la novamente.

Com isso, será muito mais fácil deixar a casa devidamente organizada. Isso porque, ao fazer as coisas na hora, não é necessário reservar um tempo em meio ao dia a dia corrido para organizar aquilo que não está no lugar certo. Dessa forma, o morador não faz bagunça e nem acumula tarefas que costumam ser cansativas.

2º passo: limpeza dos ambientes

mulher lavando a louça
shutterstock
Não acumular louça está entre as atividades que devem ser feitas para manter a casa em ordem por ainda mais tempo

O segundo passo é manter a limpeza dos ambientes mais propícios a proliferação de bactérias: a cozinha e o banheiro. “Estes dois cômodos merecem atenção diária, mas é coisa simples. No caso da cozinha, recomendo não deixar a louça acumular e manter o fogão sempre higienizado. Sujou a louça? Já lava. Sujou o fogão? Já higienize”, aponta Iborema.

em relação ao banheiro , a recomendação é sempre passar um pano úmido e utilizar um desinfetante para eliminar odores e, dessa forma, mantê-lo higienizado no dia a dia. Outra dica é recolher o lixo diariamente, principalmente quando está cheirando mal, sinal de que está contaminado por germes e bactérias.

3º passo: tirar o pó

tirar pó
shutterstock
Tirar pó com uma flanela é uma tarefa que não leva muito tempo e deve ser feita, pelo menos, uma vez na semana

Mesmo com a rotina agitada e corrida, reserve alguns minutos, pelo menos uma vez na semana, para tirar o pó dos quartos e da sala e deixar esses cômodos limpos. “Também é coisa rápida! Essa limpeza da casa é muito importante, já que são os lugares que passamos mais tempo dentro de casa, né?”, afirma Iborema.

Para fazer isso de forma rápida, separe duas flanelas e um balde com água. Em seguida, use o pano úmido para fazer a limpeza em um sentido único (horário ou anti-horário). Depois, utilize a peça seca para remover a umidade. Faça isso em todos os móveis e também nos itens decorativos. Lembre-se de enxaguar a flanela úmida para remover o acúmulo de pó dela.

4º passo: faxina mais pesada

limpar vidros
shutterstock
Apesar da limpeza do dia a dia, a faxina mais pesada, como limpar vidros, também precisa fazer parte do cronograma da casa

O quarto - e último passo - é tirar um ou dois dias do mês para fazer uma faxina mais pesada. Isso inclui reservar um tempo para limpar todos os vidros, passar pano de forma mais intensa pela casa inteira e eliminar todas as poeiras indesejadas e acumuladas ao longo do tempo. 

“Como a rotina de cada um é muito pessoal, sugiro que observem o tempo ‘mais livre’ para tirar uma hora do dia para a limpeza, seja antes do trabalho ou após o trabalho. Claro que, no dia da faxina pesada, vai quase um dia inteiro, então sugiro um dia do final de semana”, orienta a administradora do “Marias Vem Comigo”.

Ao seguir esse cronograma, a casa consegue ficar organizada. Com isso, o tempo que resta - como os finais de semana - podem ser aproveitados para descansar e ter momentos de diversão. Além disso, existem alguns produtos práticos que podem auxiliar na faxina, como wipes, que são panos umedecidos, e o mop, uma espécie de esfregão, que facilita a limpeza dos ambientes .

“Estes pequenos gestos de  cuidados com a casa proporcionam bem-estar e conforto. Quem não quer a casa limpa, organizada e cheirosa, ainda mais após um dia cansativo de trabalho, não é mesmo?”, finaliza Iborema sobre os cuidados que se deve ter para limpar a casa , principalmente quando não há muito tempo disponível.

    Leia tudo sobre: casa