Decorar o quarto das crianças nem sempre é fácil. Existe sempre a preocupação de deixar o espaço acolhedor, bom para brincadeiras e que seja a cara da criança. Mas como fazer tudo isso num quarto pequeno?

Leia também: Organizadora dá dicas de como fazer uma festa infantil

Com a moda dos apartamentos studio e ascensão de pequenos espaços, é cada vez mais real a preocupação de pais e mães com a decoração do quarto dos filhos. E para que você aproveite de maneira correta todo o espaço e atente-se as necessidades das crianças, o Delas conversou com duas arquitetas para saber o que é melhor em quartos infantis pequenos.

Qual o melhor tipo de cama para quartos infantis pequenos?

Projeto de quartos infantis assinado pela arquiteta Bárbara Dundes
Julia Ribeiro
Projeto de quartos infantis assinado pela arquiteta Bárbara Dundes

Todo o mobiliário depende da idade da criança. “Para os recém-nascidos o ideal é o berço. Aos 2 ou 3 anos podemos usar mini cama que é mais baixa e a criança consegue subir e descer sem ajuda de ninguém”, explica a arquiteta Gabriela Lemos, da Gabriela Lemos Arquitetura.

E se o seu filho gosta de receber um amiguinho em casa ou você tem mais de uma criança em casa e eles dividem o quarto? Nesse caso, a melhor opção é a bicama ou beliche.

Porém, dá para brincar com a opção da cama suspensa. “Conseguimos colocar protetores nela para deixar seguro e ainda sobra o espaço embaixo da cama para deixar uns brinquedos ou até mesmo uma escrivaninha”, comenta Gabriela. E por que não, colocar outra cama embaixo?

É saudável colocar televisão no quarto de crianças?

O advento da tecnologia tem colocado os pais num dilema. É interessante colocar televisão no quarto das crianças? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças precisam ter um tempo limitado de exposição a telas, sejam elas televisão, tablets ou celulares.

Veja abaixo o tempo de tela de acordo com a idade:

Você viu?

  • Até 1 ano: 0 horas
  • De 1 a 2 anos: até 1 hora
  • De 3 a 4 anos: 1 hora

Por esse motivo, a arquiteta Gabriela comenta que as televisões pode ser substituídas por decorações interativas para a criança como escadas e escorregadores.

Melhores móveis para decoração infantil

Utilizar móveis com espelho é uma boa ideia para dar mais amplitude
Gabriela Lemos Arquitetura
Utilizar móveis com espelho é uma boa ideia para dar mais amplitude

Importante lembrar que as crianças podem dar “pitacos” na decoração. Como publicamos por aqui na entrevista com os canadenses Jonathan e Drew Scott , do reality de reformas “Irmãos a Obra”, todos os membros da família devem participar da montagem dos cômodos. Porém, quando ainda é muito bebê, o gosto dos pais se sobressai.

A arquiteta Bárbara Dundes explica como gosta de trabalhar em quartos infantis. “Normalmente usamos caixas decorativas coloridas para guardar brinquedos, estantes e prateleiras coloridas e multifuncionais que se adaptam a quartos de qualquer idade”, disse a profissional ao Delas

Utilizar tons claros, tanto nas paredes como nos móveis, também dá a impressão de amplitude no espaço. “Investir em armários com portas espelhadas deixa o quarto com o dobro do tamanho. Aproveitar a iluminação natural dando atenção a ela e não criando barreiras com os móveis”, indica Bárbara.

E como substituir móveis por itens que ocupem menos espaço? Segundo Gabriela, a “jogada de mestre” é pensar em móveis que possam ser reaproveitados ao longo do tempo.

“Podemos fazer um trocador em cima com nichos embaixo, conforme a criança vai crescendo podemos transformar o trocador em bancada para estudos e trocamos as caixas dos nichos para uma linda cadeira. O armário embutido também é um móvel que conseguimos planejar conforme a necessidade da criança e conseguimos organizar os itens pessoais e até os brinquedos”, sinaliza.

“Usar pufes no lugar de cadeiras, baús com futon em cima para guardar brinquedos, gavetões multifuncionais, ganchos pelas paredes e prateleiras para deixar brinquedos grandes que ocupam espaço como decoração”, ressalta Bárbara.

Deu para pegar algumas dicas sobre como decorar quartos infantis ? Deixe seu comentário abaixo.

Série sobre apartamentos pequenos

O Delas está produzindo uma série de reportagens que ajudarão as pessoas que moram em apartamentos tipo studio a criarem decorações modernas e espaçosas. Confira as matérias que já foram publicadas e aquelas que estão por vir.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários