Tamanho do texto

Tornar ambientes pequenos em espaços acolhedores e modernos pode ser um desafio; principalmente a cozinha, que exige utensílios

Dizem que a cozinha é o coração de uma casa. Transformar esse lugar em um ambiente aconchegante e bonito ao mesmo tempo é um desafio, principalmente quando é uma cozinha pequena.

Leia também: Quanto custa montar um cozinha planejada? Veja a média de valores

cozinhas pequenas arrow-options
Julia Ribeiro
Decorar cozinhas pequenas exige planejamento e organização

Segundo Paulo Cardoso, responsável pela arquitetura da empresa SCA, os móveis planejados são imprescindíveis para projetos de cozinhas pequenas . “Cada centímetro desse ambiente pode ganhar área útil. O mobiliário planejado é um aliado fundamental para não desperdiçar nada do espaço, sem contar que contribuí para a organização”, comenta.

O conceito de “menos é mais” é importante nesses casos. A arquiteta Marta Martins acredita que utilizar os armários planejados pode dar uma “visual mais clean” para a cozinha e uma boa maneira de aproveitar ao máximo os cantinhos que seriam inutilizáveis com móveis pré-fabricados.

Um recurso a mais é “eliminar” alguns eletrodomésticos da cozinha. Nem tudo que você vê nos decorados por aí serve para um cômodo pequeno. Marta sinaliza que alguns itens podem ser riscados da lista de compras.

“Lava louça, por exemplo, e hoje existe um forno elétrico que é também micro-ondas, você consegue colocar um só. Para aproveitar os espaços temos que pensar o que será essencial para o morador. Pense sempre em ter produtos funcionais e que posso deixar a vista, para que seu uso se torne prático”, indica.

E como fazer a cozinha parecer maior do que ela realmente é?

cozinha pequena arrow-options
Julia Ribeiro
Utilizar prateleiras e mesas embutidas pode ser uma saída para cozinhas pequenas

Se você quer ter um ambiente pequeno , mas que transpareça ser maior, a ideia é seguir as dicas de Marta. “Use cores neutras e claras, pois isso dará mais amplitude para os espaços, a madeira dá um toque de aconchego. Tudo fica a critério do cliente e se possível com a ajuda de um profissional. Nichos e prateleiras são boas dicas também”, aponta a arquiteta.

Algo que também pode ajudar na montagem de cozinhas pequenas é apostar na monocromia. “Valoriza a volumetria e traz conceito para o projeto”, diz Paulo Cardoso. É muito comum encontrar cozinhas em tons cinza, bege ou branco.

Porém, lembre-se de sempre respeitar o seu estilo na hora de decorar a casa . “Inclua a sua personalidade ao ambiente, pense em revestimento, objetos e cores que tenham ligação com você”, ressalta Marta.

Série sobre apartamentos pequenos

O Delas está produzindo uma reportagem por semana sobre como decorar apartamentos pequenos. A primeira reportagem da série foi sobre banheiros pequenos , a segunda é esta sobre cozinhas pequenas e a próxima será sobre como decorar salas pequenas. Fiquem ligados nas redes sociais do iG para as novidades.

    Leia tudo sobre: casa