A procura por apartamentos estilo studio, sem separação entre cômodos e com metragem compacta, têm crescido cada vez mais no Brasil. O Secovi-SP (Sindicato da Habitação), registrou um aumento de 41,2% nas vendas desses modelos somente de 2017 para 2018.

Leia também: Banheiro sem graça? Veja 4 dicas para redecorar o cômodo

Com a tendência dos espaços pequenos, como saber a maneira certa de decorá-los? Para ajudar quem adquiriu um desses imóveis, o Delas foi atrás de profissionais do setor para saber como a decoração pode aumentar os espaços e proporcionar conforto.

Na série sobre os apartamentos pequenos, optamos por colocar os cômodos frios na frente e a primeira matériaé sobre a decoração de banheiros pequenos . Confira abaixo as principais dicas dos arquitetos para aproveitar ao máximo esse espaço.

Qual o melhor tipo de box para banheiros pequenos?

Existem algumas opções de box para banheiros pequenos que podem ajudar a expandir o ambiente
Montagem iG/ ideia glass;pinterest/dicasdecor
Existem algumas opções de box para banheiros pequenos que podem ajudar a expandir o ambiente

O arquiteto Leandro Neves, parceiro da empresa Ideia Glass, que confecciona boxes, comenta qual o melhor modelo para não prejudicar o espaço. “Para ambientes pequenos é necessário contar com um produto super contemporâneo e funcional. Hoje o melhor modelo são os dos boxes com portas articuladas, pois são flexíveis e não contém trilho na parte superior, o que torna o visual do banheiro minimalista e clean, sem pesar no ambiente”.

Você viu?

Mas uma alternativa também são os box com porta em vidro de correr. “As portas de correr são de grande ajuda, pois liberam espaço de circulação no momento de abertura, uma vez que não necessitam de qualquer ângulo de abertura da porta, já que as lâminas se sobrepõem uma a outra”, explica a dupla Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura.

Como ter uma decoração funcional e moderna em banheiros pequenos?

As decorações para banheiros pequenos precisam seguir algumas regrinhas para que o espaço seja bem utilizado
Reprodução/Pinterest/silviamcdonald; dcorevoce
As decorações para banheiros pequenos precisam seguir algumas regrinhas para que o espaço seja bem utilizado

Já ouviu dizer que o simples é demais? Ou que “menos é mais”? Essa é a dica de Leandro Neves para quem quer ter uma decoração moderna em espaços pequenos. “É indicado retirar excessos e priorizar a unidade como um todo. Evite muitos materiais de revestimentos, coordene as cores dos metais e acabamentos, opte por louças que respeitem a proporção do espaço”, indica.

E como transformar a teoria em prática? Veja algumas dicas de Erika Mello abaixo:

  • Opte por armários e prateleiras : o gabinete abaixo da pia se torna primordial para esconder a bagunça e acomodar a maior quantidade de objetos a serem guardados.
  • Use espelheira : armário acima da bancada com profundidade reduzida e com portas revestidas em espelho, ideal para guardar itens menores e cosméticos.
  • Coloque prateleiras finas ou nichos: usá-los acima da bancada ou apenas acima do vaso sanitário. Nichos são ótimas soluções para expor a decoração e ainda manter a organização.
  • Aposte em objetos coloridos: aproveite para colocar objetos ou detalhes coloridos nas prateleiras. Os pontos de cor chamam atenção, tiram a monotonia do espaço e ainda modernizam e caracterizam o ambiente.
  • Opte por tons claros: tanto no piso quanto nas paredes, as cores claras deixarão o ambiente com aspecto de limpeza e iluminação.
  • Abuse da luz natural: dica para a iluminação é usar o sol a seu favor, mas quando não for possível, trabalhe com uma iluminação fria que dê mais visibilidade e que resolva a falta da luz natural.

Qual truque para fazer um banheiro pequeno parecer maior?

O truque para aumentar os espaços pequenos é utilizar espelhos
Reprodução/Pinterest/ideaisdecor; futilish
O truque para aumentar os espaços pequenos é utilizar espelhos

Espelhos são os maiores aliados de espaços pequenos e isso é uma questão unanime entre os arquitetos. Eles vão dar sensação de amplitude e, para isso, utilize deste recurso para potencializar o espaço. “Instalar um espelho inteiro em uma parede atrás da bacia sanitária pode ser um bom truque para rebater o ambiente sem cansar”, comenta Leandro.

Leia também: Qual a forma correta de limpar banheiros? Especialista dá dicas

O que você achou das dicas dos arquitetos para banheiros pequenos ? Dá para utilizar em sua casa? Não deixe de acompanhar a série do Delas sobre apartamentos pequenos. A próxima reportagem tratará dicas para sua cozinha.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!