Tamanho do texto

Água deve ser fria ou quente na lavagem? Sabão pode prejudicar a peça? Pode usar amaciante? Confira as respostas dessas e de outras perguntas

Apesar de não ser uma tarefa complicada, o processo de como  lavar toalhas de banho ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. De fato, mesmo que não seja difícil realizar a lavagem dos itens, é fundamental ter certos cuidados para que as peças estejam sempre macias e não tenham o seu poder de absorção prejudicado.

toalhas de banho
Shutterstock
Saber como lavar toalhas de banho corretamente é essencial para deixá-las macias e não prejudicar a absorção das peças

Para ensinar a como lavar toalhas de banho corretamente, a reportagem do Delas conversou com Sonia Rocha, gerente de Desenvolvimento de Projeto e Qualidade da mmartan. A profissional ensina o passo a passo e traz algumas dicas importantes, que devem ser lembradas e colocadas em prática no dia a dia.

Afinal, como lavar toalhas de banho?

toalhas de banho
Shutterstock
Passo a passo ensina como deve ser o processo de lavagem das toalhas; objetivo é deixá-las limpas, macias e cheirosas


  1. Separe as toalhas por tonalidade, sem misturar outros tecidos junto à lavagem, pois elas devem ser lavadas apenas com outras toalhas;
  2. Verifique se os filtros da máquina estão limpos e adicione a quantidade recomendada de sabão. Utilize alvejante apenas em caso de roupas brancas, de forma moderada, e intercale o uso do amaciante entre uma lavagem e outra;
  3. Analise se não há rebarbas no tambor da máquina; elas podem puxar fios das toalhas, comprometendo a aparência dos itens;
  4. Encha a máquina de água, respeitando o nível indicado de acordo com a quantidade de sujeira e o volume de peças a lavar e selecione o ciclo de água fria. 

Tenha cuidado com a quantidade de sabão

O excesso de sabão - seja líquido ou em pó - pode fazer com que o tecido fique duro com o passar do tempo devido ao acúmulo de resíduos que irão obstruí-lo. A máquina de lavar, por sua vez, não consegue tirar o excesso do produto durante o enxágue.

Esse processo torna a toalha menos suave e degrada a fibra de algodão que, por ser natural, sofre com tratamento intensivo de produtos químicos. Com isso, ao contrário do que se pensa, o uso do sabão em excesso não significa melhor eficiência na limpeza, que tem por objetivo deixar as toalhas macias , cheirosas e prontas para serem usadas novamente .

Amaciante é bem-vindo, mas de forma moderada

toalhas de banho
Shutterstock
Uso de amaciante é bem-vindo nas lavagens, mas é preciso cautela ao usá-lo, uma vez que pode prejudicar a secagem

Poucos sabem, mas o amaciante pode ser um grande vilão para a fibra de algodão, por exemplo. Por ser feito à base de gordura, a substância cria uma pequena camada, que funciona como um repelente de água, ou seja, o tecido perde a capacidade de secar. Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é que se alterne o uso deste produto entre uma lavagem em outra. 

Qual a forma certa de secagem?

A recomendação é fazer a secagem à sombra, pois o calor do sol pode danificar a toalha, ressecar as fibras e fazer com que a peça fique com aspecto grosseiro e toque áspero. A fibra de algodão, naturalmente, tem certo percentual de umidade e isso é um dos fatores que contribuem para o toque macio e confortável. Logo, não é indicado submeter às fibras ao calor excessivo. 

Vale também ressaltar que sol em excesso pode ocasionar o desbotamento das cores, principalmente no caso de tons mais intensos ou escuros. O ideal é escolher um local ventilado e evitar deixá-la molhada por um período longo. Isso porque a umidade também pode enfraquecer as fibras, além de criar um ambiente para a proliferação de microorganismos. 

Pode usar ferro de passar?

passar toalha
Shutterstock
Uso do ferro de passar nas toalhas é bastante frequente; mas, afinal, essa é a melhor opção para as fibras das peças?

Apesar de ser comum encontrar pessoas que usam o ferro de passar nas toalhas, a prática não é recomendada. Isso porque o calor queima e prejudica as fibras do produto, deixando-as ásperas, sem brilho e, além disso, faz com o que elas percam sua eficácia na hora de secar o corpo ao longo do tempo.

Até mesmo o ferro a vapor também não é indicado, já que ele pode fazer com que o produto absorva umidade excessiva. Isso propicia a proliferação de microorganismos que podem trazer prejuízos à saúde. Aproveite que, agora, você já sabe  como lavar toalhas de banho e permita que suas peças fiquem sempre macias e confortáveis.

    Leia tudo sobre: casa