Tamanho do texto

Uma mulher diz que lava a peça todos os dias e questiona, em um fórum, se está sendo irracional; veja os comentários e dicas para a lavagem das toalhas

Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar a toalha de banho após cada uso e, diante disso, questionou os outros usuários se estava sendo irracional por essa atitude. O post recebeu mais de 280 comentários.

Leia também: Como limpar o banheiro? Especialista ensina passo a passo e dá dicas de limpeza

Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa
shutterstock
Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa

Alguns membros do tópico criticaram a decisão de fazer a lavagem da toalha de banho todo dia. “Que desperdício de energia, água e tempo. Eu uso a minha depois de me limpar. Talvez você está fazendo algo diferente”, diz um. “Isso não é nada normal. Use e depois pendure para que possa secar. Ela não está suja após utilizá-la uma vez”, comenta outro.

“Isso é muito incomum, a menos que você a deixe jogada no chão”, opina um terceiro. “Pendure-a bem para secar e a reutilize. É claro que, se ficar suja ou com odor, lave-a”, expõe outro. Já uma das participantes simplesmente afirmou que esse comportamento era “ridículo”.

Por outro lado, uma mulher concordou com o hábito da autora da postagem e compartilhou sua história. “Eu tomo cerca de dez banhos por semana e uso uma toalha para cada um. Mas, opto pela pequena, que equivale a três grandes. Posso colocar todas na máquina e elas secam rapidamente. Não posso evitar. Só não consigo usá-la mais de uma vez”, detalha.

Afinal, com frequência a toalha de banho deve ser lavada?

Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?
Pexels
Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?

Fazer a lavagem diariamente é uma decisão que cabe a cada um. No entanto, isso não é necessário para mantê-la limpa. Em entrevista ao Delas , Ruth Shammah, consultora da Camesa, explica que a recomendação é lavar a toalha até duas vezes por semana. “Em épocas mais quentes, em que os banhos são mais frequentes, essa frequência pode aumentar”, esclarece.

Além disso, a especialista elucida que a peça permanece limpa até a quinta vez em que é utilizada. Após isso, ela passa a acumular fungos, bactérias e ácaros. Outro ponto importante para evitar contaminações é não compartilhar a peça com outras pessoas. Dessa forma, cada um deve ter a sua própria toalha de banho. 

Veja como lavá-la corretamente 

Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque
FreePik
Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque

As suas toalhas estão ásperas e ressecadas? Isso pode ser resultado da forma com que foram lavadas. Para isso, separamos algumas dicas, com a ajuda da Camesa, para que fiquem sempre macias, higienizadas e com boa aparência. Confira:

1. Atenção redobrada ao modo de lavagem

Comprou uma nova? Ela deve ser lavada logo antes de ser usada pela primeira vez. Isso porque, quando está exposta em alguma loja sem proteção, acumula poeira e entra em contato com diversas bactérias e impurezas. Portanto, é sempre importante fazer a limpeza adequada para poder ser utilizada e não oferecer riscos à saúde.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

Ao colocar na máquina, o sabão em pó em excesso pode ser prejudicial. Por isso, dissolva o produto em água previamente. Já em relação à temperatura, recomenda-se que a água esteja fria. Se estiver quente, pode fazer com o que a cor desbote e diminua o poder de absorção da peça.

Outro ponto importante é não misturar com outros itens de cama e mesa. O correto é separar as toalhas por cor e nunca lavar as escuras com as claras, assim como as roupas usadas no dia a dia.

2. Substitua o amaciante por vinagre

No lugar do amaciante, você pode usar vinagre branco. O produto é capaz de auxiliar na manutenção das cores, além de limpar as fibras e remover os cheiros desagradáveis.

3. Não use ferro de passar

Você sabia que o ferro de passar não é recomendado para passar a toalha? Isso porque, por ser uma fonte excessiva de calor, quando entra em contato com as fibras do item pode causar danos, como é o caso da diminuição da absorção da água. Além disso, com o tempo, irá perder a maciez e passará a ficar áspera. Para evitar isso, apenas desamasse com a mão antes de dobrá-la.

4.  Coloque para secar corretamente

A recomendação é deixar a peça secar à sombra e em um local bem ventilado. Não deixe exposta ao sol, uma vez que isso poderá danificar suas fibras e deixá-las enrugadas e ressecadas. O processo de secagem pode ser feito na secadora, com atenção especial às temperaturas. Opte sempre pelas mais baixas.

A peça está ressecada e deseja renová-la? Confira o que fazer

Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo
FreePik
Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo

Sabe aquela toalha antiga que já está um pouco desgastada? A boa notícia é que dá para fazer alguns lavagens especiais e conseguir com que ela volte a ter brilho, maciez e fique mais clara e desengordurada. É importante que ela já esteja lavada antes de seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em uma bacia, coloque dois litros de água fria e misture com um copo americano de álcool;
  2. Deixe as toalhas de molho nessa mistura de um dia para o outro. Depois, retire-as;
  3. Pegue um recipiente com dois litros de água e adicione 50 ml de detergente neutro para cada toalha. Deixe de molho de 2 a 3 horas;
  4. Enquanto aguarda, misture 500 ml de vinagre branco com uma colher de sopa de condicionador;
  5. Enxágue as peças e coloque a mistura acima em um balde com água. Deixe por meia hora e, em seguida, enxágue;
  6. Torça as toalhas e coloque-as para secar à sombra. Depois, bata-as no tanque ou na parede. Este passo irá fazer com que as fibras se abram e sua toalha fique bem macia.

Leia também: Esponja de lavar louça acumula germes durante uso; saiba como higienizá-la

Repita o processo de três a quatro vezes, até que a toalha de banho esteja do seu agrado para poder ser usada novamente. No final, ela ficará como nova.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.