O outono é uma estação de transição, época mais indicada para começar a adaptar a casa para evitar crises alérgicas. Pequenas mudanças na decoração e na maneira de higienização da residência podem fazer grande diferença na vida dos alérgicos. É no inverno que os casos de alergias respiratórias aumentam.
Leia também: Vai limpar a casa? Saiba o que fazer para realizar uma faxina completa
Espirros, coceira no nariz, tosse, coriza e entupimento nasal são alguns dos principais sinais de crises alérgicas respiratórias. Além do tratamento que deve ser seguido de acordo com a gravidade do problema, fazer algumas mudanças em casa vai ajudar a deixar o ambiente longe do perigo, principalmente para quem é alérgico. Confira:
1. Lavar tecidos guardados
Antes de começar a usar casacos e cobertores que ficaram muito tempo guardados, lave estes tecidos pois há grande chance deles estarem com muitos ácaros.
2. Evitar bichinhos de pelúcia
No quarto das crianças, evite colocar pelúcias e outros brinquedos que acumulem muita poeira. Tapetes também devem ser evitados.
3. Livros guardados
Os livros costumam ficar muito empoeirados. Para ficarem dentro do quarto por muito tempo, eles devem ficar em armários.
Você viu?
Leia também: Facilite a faxina! Dr. Bactéria dá dicas e indica produtos para limpar a casa
4. Deixar luz solar entrar
É importante que ambientes como o quarto recebam incidência de luz solar e que no horário em que o sol bater as janelas estejam abertas.
5. Escolher bem as cortinas
Cortinas e outros objetos espalhados pela casa devem ser de fácil lavagem/ higienização para evitar o acúmulo de ácaros.
6. Limpar com pano úmido
A casa deve ser mantida limpa. A higienização deve ser feita com pano úmido em vez de vassoura para evitar levantar a poeira.
Leia também: Como manter a casa limpa? Veja como criar uma rotina simples de limpeza
7. Trocar as roupas de cama
Lençóis e fronhas devem ser trocadas toda a semana, para diminuir o acúmulo de ácaros em casa.