Quais truques você costuma usar para  deixar a casa limpa ? Geralmente, as pessoas contam com a praticidade dos produtos de limpeza nesse momento. No entanto, uma mulher, que não teve a identidade revelada, testou um método incomum para limpar sua torneira. Isso porque ela pegou uma camisinha e, dentro, colocou um certa quantidade de vinagre. Em seguida, vestiu o preservativo no item.

No Facebook, uma mulher usou uma camisinha com vinagre para deixar a torneira limpa – e mostra o resultado
Reprodução/Facebook
No Facebook, uma mulher usou uma camisinha com vinagre para deixar a torneira limpa – e mostra o resultado



O experimento foi compartilhado em um grupo do Facebook chamado  Hinch Army Cleaning Tips , que possui mais de 146 mil pessoas. Na publicação, ela conta que não tinha certeza se o plano funcionaria e explica o que fez. "O vinagre branco foi colocado em um preservativo foi deixado durante a noite na torneira. Não foi necessário esfregar. Apenas passei uma esponja depois para limpar", escreve. 

A anônima relata que não tinha sacos de comida, luvas de borracha ou balões em casa, mas possuía um grande número de pacotes com camisinha , que são distribuídas de graça, e por isso resolveu apostar no preservativo para colocar o truque em prática.

Impressionada com o resultado, a ideia agora é fazer o mesmo processo em outras torneiras da casa. Outros membros do grupo, inclusive, relataram que o método também funcionou para eles. 

Confira o resultado da experiência:

Após fazer a experiência do vinagre dentro do preservativo, a mulher compartilhou o resultado em um grupo do Facebook
Reprodução/Facebook
Após fazer a experiência do vinagre dentro do preservativo, a mulher compartilhou o resultado em um grupo do Facebook

Afinal, o vinagre pode ser usado na limpeza da casa?

Especialista fala sobre o uso do vinagre da limpeza da casa e faz alguns alertas para quem costuma usar o produto
shutterstock
Especialista fala sobre o uso do vinagre da limpeza da casa e faz alguns alertas para quem costuma usar o produto

Como podemos ver, não é raro encontrar pessoas que utilizam, na hora da limpeza, substâncias cuja função primária não é exatamente ajudar na faxina . Um dos itens “caseiros” mais utilizados para limpar e desinfetar superfícies é, como mostrado neste caso, o vinagre.

A grande questão é que, por ser um ácido, muita gente acha que ele é capaz de limpar como um produto industrializado, além de ser barato e orgânico. Mas será que é mesmo seguro utilizá-lo? De acordo com a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), além de não ser exatamente eficaz contra todos os tipos de resíduos, substituir produtos de limpeza convencionais por esse item pode até trazer riscos à saúde.

Em entrevista prévia ao Delas , Miguel Sinkunas, diretor da Câmara Setorial de Fabricantes de Produtos Químicos, ressalta que, para entender por que o produto está longe de ser um desinfetante, é preciso analisar a composição e o processo de produção dele. Segundo o profissional, a substância é uma solução de ácido acético em água.

Para quem está se perguntando “Ok, e como uma substância com álcool e ácido não funciona na limpeza?”, a reposta é clara: o produto é capaz de tirar o “grosso” da sujeira, mas não desinfeta, como muita gente acredita.  E, conforme relata o profissional, desinfetar as superfícies é a única forma de manter longe os germes que são nocivos à saúde – e essa não é uma das suas propriedades.

De acordo com o especialista, todo produto de limpeza com propriedades desinfetantes deve passar por um processo de avaliação da Anvisa em que o fabricante precisa comprovar a eficácia do princípio ativo contra diversos tipos de bactérias. “Existem testes mundiais que já avaliaram o vinagre como desinfetante e a conclusão é a de que esse produto não é adequado ou seguro”, explica o especialista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!