Mudar o visual e a  decoração de casa pode trazer arrepios só de pensar na possibilidade de passar por obras, investir um valor alto na reforma e precisar arrastar móveis por todos os lados. Com isso, o esforço parece tão grande que, muitas vezes, o morador desiste da ideia antes mesmo de colocá-la em prática.

Tem vontade de mudar a decoração de casa sem gastar muito, mas ainda não sabe como começar? Confira algumas dicas
shutterstock
Tem vontade de mudar a decoração de casa sem gastar muito, mas ainda não sabe como começar? Confira algumas dicas

No entanto, para trocar a decoração de casa , é possível começar com pequenas mudanças, que já ajudam mudar a cara dos cômodos e deixás-lo diferentes e agradáveis. Para isso, a designer Gil Bastos, da Kaza Asa, separou algumas dicas que podem ser aplicadas facilmente, sem trazer preocupações e dor de cabeça.

“Cada vez mais, a ideia de personalizar e tornar único seu ambiente passa a ser mais importante do que comprar o que está na moda. Então, por que não investir nos detalhes? As possibilidades de combinações são práticas e infinitas. Sem a necessidade de investir muito e em pouco tempo, você tem uma decoração que é a sua cara”, explica a profissional.

Está em dúvida de como começar? Confira as sugestões para aplicar no dia a dia:

1. Almofadas, quadros e pôsteres

O sofá é a estrela da sala e, por isso, deve receber atenção na hora de pensar no décor . Diante disso, uma maneira fácil e rápida de dar um upgrade no móvel é apostar nas almofadas . Isso porque, além de contribuírem com o visual, também trazem conforto e aconchego ao local. E não precisa seguir um padrão: dá para usar e fazer diferentes combinações, mas que estejam de acordo com a sua personalidade.

No mesmo cômodo - ou até mesmo em outros - dá para apostar nos quadros e nos pôsteres. Hoje, além das misturas combinadinhas e assimétricas, é possível fazer diferentes tipos de personalizações e, assim, usá-los sem medo nas paredes de casa. De acordo com Gil, os lavabos ficam lindos recheados de pôsteres.

2. Jogos americanos

Tanto a sala de jantar quanto a cozinha podem receber os jogos americanos para mudar o visual do local. Além de práticos - afinal, sujou, lavou - e sem a necessidade de fazer a lavagem de uma toalha de mesa, eles podem ser trocados com facilidade entre uma refeição e outra.

A designer sugere apostar em jogos que ‘conversem’ entre si, mas sem a preocupação de que sejam iguais. Na verdade, segundo ela, a composição dos itens com diferentes estampas fica charmosa.

3. Pratos na parede? Sim!

A profissional explica que os pratos saíram da mesa e foram com tudo para a parede. E, da mesma que os quadros citados anteriormente, não precisam ser combinados - ou seja, vale misturar os estilos decorativos.

Dá para apostar, por exemplo, na lembrança de uma viagem especial, que pode trazer um sentimento diferente toda vez que você olhar para aquela parede que, antes, estava vazia.

4. Lenços no sofá

Principalmente nos períodos quentes, uma dica para adotar na decoração de casa é usar lenços nos sofás e poltronas
Gil Bastos
Principalmente nos períodos quentes, uma dica para adotar na decoração de casa é usar lenços nos sofás e poltronas

Os lenços são itens práticos e versáteis. Ficam super bem nas roupas – e dá para ir além. Uma das sugestões é colocá-los no sofá ou nas poltronas. Geralmente, usa-se a manta nos dias frios. Porém, nos períodos de altas temperaturas, entrar em contato com um material mais grosso e quente não é agradável. Por isso, por que não investir em um tecido leve e fresco? Os modelos com medidas acima de 80 cm funcionam cumprem bem essa função.

Mais dicas para adotar na decoração de casa

Quer mais dicas para usar na decoração de casa? Especialista ressalta que o importante é ir tentar até o resultado agradar
shutterstock
Quer mais dicas para usar na decoração de casa? Especialista ressalta que o importante é ir tentar até o resultado agradar

Ao resolver mudar a aparência de alguns cômodos, é importante não ter medo de ousar. O fundamental é tentar e experimentar. A profissional ainda recomenda não deixar de lado alguns objetos de decoração . “Nada de guardar aquela herança que você tem medo que alguém quebre. Afinal, que graça tem algo tão querido e belo guardado no fundo do armário para ‘ocasiões especiais’?”, questiona.

Outra dica da designer para mudar a decoração de casa é começar aos poucos. “Vá testando. Não há pressa. Aos pouquinhos, você vai transformar a casa inteira. “Não deu certo? Comece novamente. Na maioria das vezes, compondo com o que temos na residência e comprando objetos avulsos, podemos montar um conjunto de coisas lindas , sem gastar muito. Quando você reparar, tem um lar novo e, o melhor, com a sua cara”, afirma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!