Tamanho do texto

Diante de tantas opções, escolher de forma certa as almofadas é essencial para dar um toque especial na decoração da sala

Ao decorar a sala , é sempre necessário pensar com carinho nas almofadas. São itens versáteis que, dependendo da escolha de modelo e disposição, mudam completamente o ambiente.

Por mais que pareça simples, o ato de distribuir as almofadas  ao decorar a sala traz dificuldades. Dúvidas quanto ao número, cores e estampa podem surgir, pois é preciso levar em consideração outros elementos do cômodo, como o próprio sofá , tapete, parede e até os enfeites ao montar o ambiente. Não existem regras fixas a serem seguidas para esta etapa da decoração, mas dicas e referências sempre ajudam.

Número de almofadas

Uma dúvida é saber quantas almofadas devem ter em seu sofá.  A designer Fátima Queiroz, dona da marca Les Coussins, explica que depende do tamanho do móvel. Se o sofá é pequeno, com apenas dois lugares, o ideal é colocar duas, de preferência grandes. Elas podem ser iguais ou não, isso depende de sua personalidade.

Com um sofá maior, a possibilidade de colocar almofadas aumenta. Fátima recomenda distribuir cerca de cinco: “Quatro quadradas e, no centro, uma retangular”. Outra alternativa é colocar três maiores e duas pequenas na intersecção dos lugares, como na imagem abaixo.

Azul é a cor mais quente também na decoração

Esta é uma opção para decorar um sofá maior com almofadas
Divulgação/By Kamy
Esta é uma opção para decorar um sofá maior com almofadas


Cores e estampas

Inspire-se nas cores de outros itens de decoração - que podem ser os enfeites ou o tapete da sala - para escolher as cores das almofadas.

O tecido também é um fator importante na hora de comprá-las. Nil Bergamasco, proprietária da loja de decoração Dress Home, sugere algodão e linho, caso sua decoração siga uma linha mais moderna. Aliado às estampas geométricas, este tipo de tecido destaca o ambiente, segundo a empresária.

Outra dica interessante de Nil é pensar na praticidade e optar por versões com capa. Além de poder tirar para lavar, elas possibilitam a troca quando você estiver enjoada de uma estampa, por exemplo. 

Se seu sofá é neutro em tons como branco, bege, preto, cinza ou até marrom, se jogue nas cores e estampas para decorar.

Decore com vermelho

Em um sofá neutro, abuse das cores e estampas, mas todas nos mesmos tons
Divulgação/Les Coussins
Em um sofá neutro, abuse das cores e estampas, mas todas nos mesmos tons

E caso esteja pensando em adicionar cor ao ambiente – como pintar uma parede – Nil recomenda experimentar com as almofadas: “São uma opção segura e econômica para fazer um test-drive”.

Para quem gosta de estampas, a dica de Fátima é misturar. Estampas geométricas, desenhadas e até as sem estampas podem ser colocadas no mesmo recinto, sem problemas. Só tenha cuidado em escolher as que tenham a mesma paleta de cor ou tons parecidos.

“É permitida a mistura de materiais e texturas diferentes nas almofadas, isso ajuda a enriquecer ainda mais a decoração da sala ou do quarto”, sugere a designer.

    Leia tudo sobre: casa