Aposte na cor para deixar sua casa mais viva e destacar os ambientes

Destaque nas passarelas nacionais e internacionais, o vermelho marcou a vibração que nos aguarda no verão 2012. Apostar na cor para decorar os ambientes da casa também é uma ótima pedida.

“Ele torna os espaços marcantes e alegres, ajuda a aquecer e dá personalidade e sofisticação”, afirma Rogério Castro, designer de interiores. O vermelho pode ser usado para dar vida a diferentes itens da casa, como paredes, cristaleiras, cômodas, cadeiras, telas e por aí vai. “Adoro colocá-la em portas de entrada, fica lindo!”, diz o profissional. Mas atenção aos ambientes que irão receber a tonalidade. Evite pintar as paredes do quarto, cômodo que pede cores mais claras , que acalmam. Caso prefira um clima romântico, use tons puxados para o rosa.

Veja galeria de peças vermelhas para decorar a casa

No projeto do arquiteto Ulisses Morato o vermelho está em uma das paredes principais da casa
Daniel Mansur
No projeto do arquiteto Ulisses Morato o vermelho está em uma das paredes principais da casa
Outra atitude imprescindível é tomar cuidado para não pecar pelo exagero. “Tudo em excesso faz mal”, ressalta Grace Knoblauch, designer e ilustradora do Atelier de Arte. Se for pintar uma parede , por exemplo, não coloque um móvel da mesma cor por perto para não carregar. A dica é eleger apenas um elemento de destaque. “Escolha pontos focais – como objetos, móveis ou alvenarias. Mas destaque todos de uma vez. É preciso ter harmonia”, alerta Tema Santini, diretora geral do escritório Ravic Arquitetura.

Nas paredes
A cor é sempre bem-vinda nas paredes. “Principalmente em ambientes de convivência, já que somos expansivos e acolhedores”, afirma Castro. Use e abuse do vermelho em salas de jantar , pois aproxima as pessoas e estimula o apetite.

Em cozinhas , segundo ele, traz sofisticação e torna o ambiente um ponto de encontro na casa. “Também é legal usar em halls de entrada e em lavabos , já que o tempo de permanência é curto”, completa.

O vermelho vai bem na cozinha, pois aproxima as pessoas e abre o apetite. O projeto é da Ravic Arquitetura e Urbanismo
Divulgação
O vermelho vai bem na cozinha, pois aproxima as pessoas e abre o apetite. O projeto é da Ravic Arquitetura e Urbanismo

E anote a dica do designer: “Prefira os vermelhos mais fechados, pois os abertos (vivos demais) pesam o ambiente. Se usar a cor nas paredes , opte por portas e rodapés brancos”, diz.

Combinações
Há tempos, o vermelho deixou de ser visto com preconceito por arquitetos e decoradores. Atualmente, é sempre uma boa escolha, pois pode ser combinado com diferentes tons e materiais.

Siga o iG Delas no Twitter

“Gosto de misturar com madeira, cimento e vidro”, diz a arquiteta Marina Conde. Ela acredita que a cor vai bem com muitas outras, principalmente com dourado, branco, cinza e azul-marinho. “Tudo depende do projeto”, ressalta.

Para Grace, existem algumas combinações que devem ser evitadas. “Eu nunca usaria com roxo ou laranja. Os espaços ficariam carregados”, ressalta.

Roberto Migotto criou uma sala de estar totalmente revestida em vermelho. O espaço estava na Hyundai Mostra Black
Divulgação
Roberto Migotto criou uma sala de estar totalmente revestida em vermelho. O espaço estava na Hyundai Mostra Black

Significado da cor
Vera Bassoi, professora de Cromoterapia e responsável pelo Espaço Estelar – Clínica e Escola de Terapia Holística, nos diz o significado da cor: “Representa o sangue. Ajuda a dar vitalidade, disposição e é ideal para pessoas que lutam por seus ideais”.

Inspire-se nas peças para decorar a casa

Serviço:
Grace Knoblauch – Knoblauch Atelier de Arte
Tel.: (11) 5561-2632

Marina Conde
Tel.: (11) 3078-5648

Ravic Arquitetura e Urbanismo
Rua Alegre, 470, conjunto 1103 – São Caetano do Sul (SP)
Tel.: (11) 3593-8435

Rogério Castro
Tel.: (11) 7598-6694

Vera Bassoi - Espaço Estelar – Clínica e Escola de Terapia Holística
Tel.: (15) 3202-9268

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.