Tamanho do texto

Para quem gosta de cozinhar e passa muito tempo preparando as refeições, ter uma cozinha gourmet ajuda - e muito - no aproveitamento do cômodo

Você já ouviu falar no conceito de cozinha gourmet? Apesar de novo no Brasil, especialistas em arquitetura garantem que ele ganha mais fãs a cada dia. Diferente do modelo tradicional, essa opção destaca-se por ter equipamentos bonitos, diferenciados e funcionais no cômodo. É quase como ser um MasterChef. 

Leia também: Qual o melhor material para bancada de cozinha? Profissional te ajuda a escolher 

A estética dos eletrodomésticos é uma das características marcantes da cozinha gourmet; saiba quais os itens necessários
shutterstock
A estética dos eletrodomésticos é uma das características marcantes da cozinha gourmet; saiba quais os itens necessários

A cozinha gourmet também possui entre suas funções unir a família e os amigos, sendo que há uma participação maior das pessoas no preparo dos alimentos. Além dos equipamentos comuns, como fogão e geladeira, o local ganha ares para apreciar uma boa gastronomia e traz novidades, como ilha central e cooktop, por exemplo.

Para quem está pensando em adotar uma ou reformar a atual, as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas reuniram algumas dicas que ajudam a realizar essa transformação. Para começar, é importante ressaltar que não há regras para a construção do ambiente. A criatividade é bem-vinda nesse momento.

Vale destacar que as escolhas que irão compor o ambiente vão depender da metragem disponível e dos desejos de cada um dos moradores. Apesar de ser uma construção flexível, alguns pontos costumam ser mais frequentes nas decisões – e podem servir de inspiração para o projeto do seu lar.

Quais os itens necessários em uma cozinha gourmet? 

Tem vontade de ter uma cozinha gourmet? Saiba quais são os itens necessários para construir uma de forma funcional
Divulgação
Tem vontade de ter uma cozinha gourmet? Saiba quais são os itens necessários para construir uma de forma funcional
  • Ilhas

Você tem vontade de deixar os convidados mais próximos do cozinheiro? Um dos destaques e que permite criar essa conexão mais pessoal e íntima é adotar as ilhas centrais. “O formato garante que todo ritual de preparo dos pratos se torne um show à parte”, ressalta Danielle.

A posição ainda pede que a iluminação seja posicionada, de preferência, de forma direta para a ilha, para que tudo seja visto com bastante clareza e não prejudique a visão.

  • Eletrodomésticos

Equipamentos modernos, além de impactarem no visual, também ajudam a trazer melhores resultados. A lista inclui fogão ou cooktop, chapas auxiliares, churrasqueira – que pode ser a gás ou convencional –, forno elétrico, micro-ondas, freezer, geladeira, adega, cervejeira, máquina de café, máquina de lavar louças e tantos outras opções.

Leia também: 3 utensílios de cozinha que podem trazer muitos prejuízos para a saúde

É importante lembrar que os aparelhos não devem apenas contribuírem para a decoração,. Eles também precisam ser funcionais. E antes de comprá-los, a dica é avaliar se há espaço disponível para comportar todos os itens desejados de forma segura e eficiente.

  • Coifa

Quer deixar a cozinha limpa e livre de gordura? Apostar nas coifas é uma ótima opção. A grande dúvida, no entanto, é qual modelo escolher entre as alternativas disponíveis. A  área em que será instalada é um ponto importante a ser analisado. Para isso, Paula Passos indica que é preciso saber as medidas do fogão ou do cooktop, pois essa informação definirá o tamanho ideal da coifa.

A profissional ainda sugere verificar a potência do motor escolhido, uma vez que existem diversas opções tanto para cozinhas pequenas como também para as que são mais amplas. Além disso, a recomendação é dar preferência para os motores silenciosos, que não incomodam durante o uso e ajudam a cozinhar com mais tranquilidade.

Em relação aos modelos, há dois tipos: parede e teto. Para quem prefere o fogão ou cooktop em ilhas, a escolha adequada é a de teto. Já para quem optar pela bancada do fogão encostada na parede, o caminho é instalar um modelo fixo na parede.

“Para a colocação da coifa, é sempre melhor que seja feito por assistência técnica autorizada. Isso evita erros e a perda de garantia do produto”, aconselha Danielle.

Organização e praticidade são prioridades no cômodo

Para construir uma cozinha gourmet, todos os itens que estão lá precisam ser organizados de forma prática e eficiente
FreePik
Para construir uma cozinha gourmet, todos os itens que estão lá precisam ser organizados de forma prática e eficiente

Além de ter uma estética agradável, a cozinha também precisa ser prática, funcional e bem organizada para evitar que vire uma bagunça. Para ajudar nessa tarefa, os móveis planejados são bem-vindos, principalmente os armários para guardar alimentos e os utensílios de cozinha.

As arquitetas ainda sugerem que outra ideia é criar suportes aéreos para colheres, panelas, tampas e conchas. Isso porque quando estão penduradas, elas facilitam o acesso no momento da sua utilização e economizam espaço. Afinal, é essencial ter praticidade e conseguir localizar o que se deseja com facilidade no momento do preparo das refeições.

Saiba como organizar algumas das peças do dia a dia:

  • Tampas e panelas

Na hora de cozinhar, existe situação mais chata do que procurar pelas tampas das panelas e não encontrá-las? Para evitar esse problema, a dica é mantê-las em um suporte organizador. “Melhor ainda se a organização puder ser feita dentro de uma gaveta, com as tampas em pé e uma do lado da outra”, aconselha Danielle.

  • Formas

Essas peças são muito utilizadas pelos cozinheiros. A melhor maneira de guardá-las é em prateleiras próximas ao forno. O ideal é separá-las por formato e tamanho. Aproveite e agrupe uma dentro da outra para facilitar e economizar espaço.

  • Eletrodomésticos

Os aparelhos utilizados com frequência e que tenham um design diferenciado e estejam em bom estado devem à mostra e em locais de fácil acesso, como as cafeteiras e torradeiras, por exemplo. Os menos usados podem ser guardados em um armário projetado especialmente para eles.

  • Copos

Para deixar a rotina mais prática, deixe os copos enfileirados, sempre seguindo o mesmo tipo. Os mais usados devem estar nas prateleiras mais baixas e de fácil acesso e, os menos frequentes, na parte superior.

Leia também: Esponja de lavar louça acumula germes durante uso; saiba como higienizá-la

Outro item que deve ser observado em uma cozinha gourmet é a circulação. Manter um espaço de 90 cm para facilitar o fluxo é crucial para deixar tudo fluir de forma natural. Recomenda-se também prestar atenção no tipo do ambiente e na personalidade de quem vai cozinhar. Isso porque não adianta ter um lugar todo equipado se algum aparelho não for utilizado pelos moradores.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.