Tamanho do texto

O quarto é aquele ambiente em que usamos para relaxar e, diante disso, mantê-lo organizado é fundamental para evitar por apuros; confira as dicas

Você sabe como arrumar o quarto corretamente? Deixar o cômodo organizado é essencial para conseguir localizar o que se deseja com facilidade, além de garantir que, à noite, o sono seja tranquilo e restaurador. Afinal, um ambiente com tudo em ordem traz a sensação de conforto, o que é fundamental para conseguir dormir bem e descansar o corpo e a mente .

Você sabe como arrumar o quarto? A personal organizer e consultora de imagem Cristiane Belfiore dá dicas; veja
shutterstock
Você sabe como arrumar o quarto? A personal organizer e consultora de imagem Cristiane Belfiore dá dicas; veja

Para ensinar a como arrumar o quarto , o Delas conversa com a personal organizer e consultora de imagem Cristiane Belfiore, que dá dicas úteis – e explica como deve ser todo o processo.

De início, antes de começar a organizar, é importante que o cômodo esteja limpo. “Abrir janelas, dar uma limpada, tirar a poeira e varrer são ações bem-vindas e ajudam a renovar a energia do espaço”, afirma a profissional.

A segunda etapa consiste em ver tudo que há dentro do cômodo e se esses itens realmente pertencem a ele. Aqui, a pessoa irá categorizar e deixar por lá somente o que for pertinente. Em alguns casos, se for um local com metragem menor, ou até mesmo com um escritório inserido junto, é necessário delimitar essa área e manter os objetos relacionados juntos e não espalhados.

Especialista dá dicas de como organizar o quarto

Aprender a como arrumar o quarto é simples: veja quais itens você não usa mais, como roupas, sapatos e acessórios
shutterstock
Aprender a como arrumar o quarto é simples: veja quais itens você não usa mais, como roupas, sapatos e acessórios

Quando o ambiente está bagunçado, sabemos que fica difícil enxergar todos os itens que estão lá, como roupas, bijuterias e bolsas, por exemplo. “A desorganização não permite que a gente consiga visualizar”, aponta Cristiane.

Segundo ela, a recomendação é dar uma olhada geral, ver quais as peças que não são mais usadas e o que está guardado há mais de dois anos sem ser utilizado. “Dê uma geral no seu  guarda-roupa e nas coisas pessoais e mantenha somente o que for realmente útil”, recomenda.

A personal organizer e consulta de imagem Cristiane Belfiore ensina a como arrumar o quarto; confira
Arquivo pessoal
A personal organizer e consulta de imagem Cristiane Belfiore ensina a como arrumar o quarto; confira

Depois disso, uma das medidas sugeridas é dar para doação o que não se usa mais, desde que esteja em bom estado e e ainda possa ser reaproveitado.

“Leve para uma ONG, uma escola carente, ajude alguém”, sugere a profissional. “Dessa forma, você recicla a energia que está estagnada no quarto e ajuda quem realmente precisa de alguma roupa, acessório ou sapato”, continua.

Já em relação ao guarda-roupa, a dica para organizá-lo é separar as peças e, de acordo com a personal organizer, manter tudo pendurado em cabides, se possível. “Na parte de cima vai o que se usa em cima e na parte de baixo, o que se usa em baixo”, alerta.

Utilize também as gavetas, que são mais adequadas para as peças mais moles, como lingeries, camisetas e as de alça, incluindo aquelas que escorregam. Nos nichos, armazene os itens mais encorpados, como os casacos de moletom, as blusas de lã e as calças jeans.

A profissional salienta que, às vezes, a organização do quarto não depende somente do tamanho dele, mas da quantidade de itens que a pessoa tem. “Pode ter alguém que é minimalista e tem poucas roupas e outro que tem muita. Então, na verdade, é o tipo de pessoa e a quantidade de objetos que possui. Isso vai dar a orientação mais aprofundada de como ela vai organizar esses espaços versus a utilização desses objetos", reforça.

Manter o cômodo em ordem ajuda a ganhar tempo

Saber como arrumar o quarto e manter as peças do guarda-roupa em ordem são ações que facilitam a visualizar as peças
shutterstock
Saber como arrumar o quarto e manter as peças do guarda-roupa em ordem são ações que facilitam a visualizar as peças

Ao olhar para quarto – ou até mesmo do guarda-roupa, você consegue enxergar tudo o que tem ali? A possibilidade de localizar o que  deseja com facilidade e sem empecilhos ajuda não só a ganhar tempo na hora de se trocar, mas também faz a pessoa realmente usar as peças que possui. “Com o cômodo organizado, fica muito mais fácil de montar os looks”, aponta Cristiane.

Além disso, essa postura auxilia a ter um consumo mais consciente, de acordo com a consultora de imagem. Isso porque, dessa forma, a pessoa não esquece se tem determinado item e acaba comprando outro, quando, na verdade, poderia utilizar aquilo que já estava em seu armário, mas que, por conta da bagunça, não encontrou. A regra se repete na hora de arrumar os objetos menores, incluindo brincos, colares e anel.

Afinal, como manter a organização do quarto por mais tempo?

Ao saber como limpar o quarto, é necessário fazer uma limpeza com frequência, mas sem que isso vire uma obsessão
shutterstock
Ao saber como limpar o quarto, é necessário fazer uma limpeza com frequência, mas sem que isso vire uma obsessão

Cristiane salienta que esse processo de manutenção é um hábito. “É uma questão puramente comportamental”, avalia. Segundo ela, para deixar o quarto organizado por mais tempo, a pessoa deve fazer as coisas na hora – e não deixar para depois. Em muitos casos, é preciso deixar a preguiça de lado e guardar o que não for mais ser usado em seu devido espaço, sem precisar perder tempo depois ao arrumar tudo de uma só vez, o que pode gerar um cansaço ainda maior.

“Sou partidária de uma metodologia que se chama ‘Faça já’. Se eu chego em casa e não vou mais sair, coloco meu casaco, pendurado, direto no armário. Não tenho porque jogá-lo em cima da cama. Além disso, não tenho que ficar pensando em colocar esse objeto de volta para o lugar correto. Já vai na hora”, avalia.

Outro ponto importante na lista de como arrumar o quarto é criar uma rotina. “As pessoas acham que organizar é algo engessado, mas não é. “A limpeza pode acontecer uma vez por semana ou a cada quinze dias. Não precisa virar uma escrava da organização para deixar o cômodo em ordem, mas é importante dar uma passadinha de mão”, recomenda a especialista. Caso contrário, o acúmulo de coisas vai demandar um dia inteiro de  faxina e não apenas 30 minutos, por exemplo.

    Leia tudo sobre: casa