Derramar um vinho tinto ou algo gorduroso pode facilmente estragar seus móveis. Felizmente, há uma abundância de dicas de limpezas que podem ajudá-lo a remover até mesmo as manchas mais teimosas de sua mobília e suas roupas. Mas há também muitas coisas que você nunca deve fazer para tentar recuperar móveis ou roupas depois de um acidente se não quiser uma pequena tragédia. 

Leia também: 7 lugares que são imundos e você pode estar esquecendo de limpar em casa

Alguns erros são comuns na hora de remover manchas, como esfregar demais. Especialistas explicam o que não fazer
shutterstock
Alguns erros são comuns na hora de remover manchas, como esfregar demais. Especialistas explicam o que não fazer

Os especialistas do “Good Housekeeping”, um site de dicas para casa, revelam os erros que todos nós cometemos quando se trata de remover manchas - e por que devemos evitar repeti-los.

O que não deve ser feito

1. Usar água quente

Quando derramamos alguma coisa sobre uma peça, a maioria das pessoas procura por um balde de água quente para fazer a limpeza. Mas os especialistas dizem que isso pode deixar algumas marcas permanentemente, incluindo as de fluidos corporais, como sangue ou vômito. Para agir de forma segura, use sempre água fria para limpar a sujeira sem grandes problemas.

2. Esfregar demais

Quando alguma coisa é derramada, é comum entrar em pânico e esfregar freneticamente a mancha até que ela seja retirada. Mas a equipe do Good Housekeeping diz que isso pode produzir o efeito contrário e danificar o tecido que você está tentando limpar. Em vez disso, eles recomendam esfregar suavemente até a mancha ter sido completamente removida.

3. Usar sabão antes de colocar água

Se você usar o sabão diretamente em uma mancha sem colocar água antes pode deixar a marca permanentemente. A situação pode ficar ainda pior se forem marcas de bebidas como café , vinho tinto e chá. Em vez disso, você deve sempre enxaguar a mancha na água fria antes de aplicar sabão ou detergente.

4. Utilizar sal para tirar mancha de vinho tinto

Existem várias pessoas que dizem que uma pitada de sal ajuda a remover a pior mancha de todas: a de vinho tinto. Mas os especialistas do site de dicas para casa afirmam que este é o pior item  para limpar a bagunça e que isso irá ajudar a mancha a ficar marcada permanentemente. No lugar, eles recomendam enxaguar o local com água e, em seguida, usar um removedor de manchas.

Leia também: veja com que frequência se devem fazer as tarefas de casa

5. Usar uma quantidade exagerada de produto de limpeza

Pode ser tentador colocar muito produto para tentar se livrar de uma marca de sujeira . Mas a equipe diz que isso pode tornar o problema que você está tentando limpar muito mais difícil de sair. Para piorar, o local pode não secar da maneira correta - especialmente quando se trata de estofados e tapetes. A melhor solução é aplicar o removedor de manchas em pequenos esguichos de cada vez antes e repetir o procedimento até que a marca tenha saído, em vez de usar uma grande quantidade do produto ao mesmo tempo.

6. Limpar móveis antigos por conta própria

Devido a anos de exposição a poeira, fuligem e umidade, móveis antigos podem ter uma grossa camada de sujeira. Se você tiver um em casa, é tentador querer mantê-lo impecável e limpar qualquer mancha que caia sobre ele. Mas isso poderia arruinar o estofamento delicado em sua mobília e estragar o móvel de maneira irreversível. A melhor opção é procurar uma empresa especialista em limpeza de móveis para fazer o procedimento do jeito correto.

7. Usar alvejante

Alvejante nunca é indicado para fazer a limpeza de algo que pode ser estragado facilmente. Tecidos delicados, como seda e lã, não irão sobreviver se você usar alvejante para limpá-los. Por isso, certifique-se de usar um removedor ou outro produto sem alvejante quando foi limpar esses tecidos.

Leia também: Confira 3 erros comuns na hora da limpeza e 6 formas de facilitá-la

Como limpar determinadas manchas

Especialistas ensinam quais são as melhores formas de retirar determinadas manchas
shutterstock
Especialistas ensinam quais são as melhores formas de retirar determinadas manchas

Além de ensinar o que não deve ser feito para limpar a bagunça, os especialistas também explicam quais são as melhores formas de eliminar determinados tipos de marcas como de gordura, velas e batom.

Gordura

Experimente uma mistura caseira de vinagre branco e bicarbonato de sódio - ele supostamente funciona perfeitamente em marcas de gordura e sujeiras em geral. No caso de porta do forno, grelhas ou paredes, também é recomendado espalhar sobre a superfície uma mistura de um copo de água, ⅓ xícara de sal e uma xícara de bicarbonato de sódio.

Marcas na parede

Seus filhos deixaram impressões digitais gordurosas nas paredes? Tente suavemente esfregar giz sobre o local para remover essas marcas frustrantes. Em seguida, utilize um pano seco de microfibra e tire a poeira de giz antes de limpar com água.

Cera de velas

Se suas velas têm gotejado em seus móveis, use um raspador para remover a camada externa de cera. Em seguida, coloque um pedaço de papel-toalha sobre a área afetada e utilize um secador de cabelo até que a mancha seja completamente absorvida pelo papel.

Óleo

Limpe a mancha de óleo com um guardanapo seco. Logo depois, coloque um pouco de bicarbonato de sódio, e deixe o produto absorver o líquido. Esfregue por um tempo e provavelmente você conseguirá retirar a mancha.

Batom

Quem usa batom sabe como as marcas do cosmético são difíceis de retirar. Os especialistas afirmam que você pode usar pão branco para ajudar a soltar e remover o batom. Basta arrancar a crosta, agrupar o resto e limpar a mancha com pão até que ela seja removida completamente.

Tinta

É bem difícil fazer algum trabalho com tinta e não acabar fazendo uma grande sujeira. Se este for seu caso e você derramar tinta em algum tecido, o blogueiro Jill Nystul recomenda deixar uma pequena quantidade desinfetante por 60 segundos em cima da mancha. Isso fará com que a marca saia mais facilmente.

Ervas

Suco de limão e sal é melhor para manchas de grama, de acordo com especialistas. Aplique o suco de limão e, em seguida, adicione uma pitada de sal. Esfregue a mancha e se tudo der certo, ela deve ser removida perfeitamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!