Micróbios, bactérias e fungos podem se proliferar em locais inusitados; conheça alguns e confira as melhores formas de limpá-los

Varrer e passar pano pelo chão da casa, tirar o pó das superfícies, lavar a louça e desinfetar fogões e vasos sanitários deixam a casa completamente limpa, certo? Errado. Há alguns lugares da casa que têm alta concentração de germes e que, normalmente, nos esquecemos de limpar. Pensando nisso, a Hassle, empresa britânica de limpeza, listou quais são os cantinhos da casa os quais nos esquecemos de limpar na hora da faxina ; confira alguns:

É importante limpar objetos como o controle remoto e a máquina de
Shutterstock
É importante limpar objetos como o controle remoto e a máquina de



Leia também: Pasta de dente pode te ajudar com rotina dentro de casa; descubra como

Controles remotos

Quantas vezes na vida você limpou os controles remotos da casa? Apesar de serem ignorados na hora da faxina, limpar controles remotos é importante já que – em razão de restos de comida, suor e outras substâncias que vêm do manuseamento frequente – estes objetos concentram uma grande quantidade de bactérias asquerosas. Para limpá-los, basta molhar um pano com vinagre branco e passar sobre e entre os botões.

Cortina do box

Por estar em um ambiente úmido e ser constantemente molhada, a cortina do box é o lar perfeito para fungos e micróbios . A limpeza deste item pode ser feita na própria máquina de lavar com meio copo de detergente, meio copo de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre branco.

Tubos do aspirador de pó

A parte do aspirador que acumula pó é esvaziada constantemente, mas e os tubos? Você pode esticar um cabide de arame e usá-lo para cutucar pedacinhos de pó e sujeira que possam estar obstruindo o orifício.

Leia também: Veja truques para uma casa limpa e preparada para festas

Prateleiras de sapatos

Sapatos com chulé podem ser um problema bastante comum, especialmente para quem tem crianças em casa. Para acabar com o odor desagradável, você pode usar saquinhos de chá: coloque um saquinho dentro de cada sapato malcheiroso por uma hora. Dessa forma, elas vão sugar a umidade e fazer o cheiro desaparecer.

Máquina de lavar roupas

O local onde lavamos roupas também precisa ser limpo? Sim! Pode não parecer, mas o interior destes eletrodomésticos acumula sujeira e bactérias, o que pode até prejudicar o funcionamento do aparelho. Se a máquina de lavar não for limpa corretamente, as roupas pode começar a cheirar mal. Aqui, o bicarbonato de sódio entra novamente: você deve adicionar 50 g do produto a 50 ml de vinagre no compartimento de pó da máquina e lavá-la a uma temperatura de 60º C.

Interruptores

De acordo com a empresa, interruptores podem ser tocados até 100 vezes por dia. As mãos, por sua vez, transferem sujeira e bactérias para eles. Porém, limpá-los é simples: molhe um cotonete em um pouco de vinagre e passe pela superfície.

Leia também: Tem preconceito com motéis? Eles podem ser mais limpos que seu quarto!

Abajures

Estas peças podem passar despercebidas na hora da limpeza, mas acumulam uma quantidade imensa de pó. Uma boa forma de limpar a cúpula dos abajures é enrolar a mão em fita isolante (com o lado da cola virado para fora) e dar leves batidinhas nela.

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.