De acordo com o instituto de pesquisa Euromonitor International, o Brasil é o maior consumidor de produtos de limpeza da América Latina. Por mais que o País lidere essa lista, não significa que conhecemos as melhores formas de usá-los. Além de cometermos erros frequentes na hora de limpar a casa , algumas situações poderiam ser facilitadas com itens simples e até alimentos.

Vinagre, limão e bicarbonato de sódio podem ser grandes aliados na hora da limpeza
Shutterstock
Vinagre, limão e bicarbonato de sódio podem ser grandes aliados na hora da limpeza


Leia também: Confira 20 formas de usar o vinagre para limpar a casa

Deixe estas práticas de lado...

Pensando nisso, o engenheiro químico e fundador da Ecoville (fabricante de produtos de limpeza ), Leonardo Castelo, reuniu alguns erros comuns que as pessoas cometem na hora de limpar a casa:

Misturar tudo

Castelo afirma que o resultado de misturar diferentes produtos normalmente é decepcionante. Ele explica que isso acontece porque combinar substâncias alcalinas (como detergente, ácidos e cloro) faz com que eles percam a eficácia e não tragam o efeito desejado. “Na hora de limpar um banheiro, por exemplo, o ideal é passar primeiro um produto e enxaguar para depois passar outro”, comenta.

Ignorar o rótulo

Os rótulos não estão nas embalagens à toa. Castelo afirma que essas informações são fundamentais para que o produto cumpra seu papel perfeitamente e não cause danos à superfície em que é aplicado. “Quando o produto não é usado corretamente, um piso que deveria durar cerca de dez anos acaba tendo a vida útil reduzida para cinco”, exemplifica ele.

Usar os produtos sem diluir

Nada de sair jogando detergente pelo chão descontroladamente. Segundo o engenheiro químico, praticamente nenhum produto pode ser utilizado puro. O indicado é dilui-los em água conforme as indicações presentes na embalagem.

... E adote estas!

Além dos produtos de limpeza que apresentam bons resultados na hora da faxina, talvez seja uma boa ideia passar a incorporar alguns itens simples, mas que têm resultados impressionantes e tornam tudo mais fácil. De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, bicarbonato de sódio , limão , vinagre e até cebolas podem ser seus novos aliados; veja como:

Micro-ondas

Após ser usado para esquentar comida muitas vezes, o interior do micro-ondas pode acabar cheio de respingos que endurecem se não forem limpos logo. É hora de pegar uma escovinha e sair esfregando, certo? Não. Basta colocar partes iguais de vinagre branco e água em uma caneca ou tigela, adicionar uma colher de madeira ou um palito de dentes (para evitar que a mistura ferva) e colocar no micro-ondas durante dez minutos em potência alta. Ao evaporar, a mistura vai amolecer toda a sujeira presa na superfície. Depois um pano ou uma esponja úmida dão conta do recado sem esforço.

Grelha do forno

Para tirar os pedaços de comida que ficam incrustrados em grelhas, basta espetar um quarto de uma cebola em um garfo e deslizá-la pelo metal. Essa técnica limpa a grelha e ainda adiciona algum sabor para os próximos alimentos que forem preparados ali.

Vaso sanitário

Refrigerantes à base de cola podem ser mais eficientes do que água sanitária na hora de tirar manchas da porcelana do vaso sanitário. O ideal é despejar um pouco do refrigerante no vaso, deixá-lo lá durante uma hora e dar descarga.

Manchas de queimado nas panelas

Misture água com um pouco de vinagre dentro da panela manchada e leve ao fogo. Quando ferver, adicione uma colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio à mistura, deixe agir e depois lave a panela normalmente.

Leia também: Confira dicas de como higienizar o banheiro de forma rápida e eficiente

Torneiras

Com o tempo, é normal que torneiras de metal escureçam um pouco e fiquem opacas. Para fazer com que ela volte a brilhar (e ainda fique com um cheirinho bom), basta cortar um limão pela metade e esfregar uma partes na superfície da torneira.

Chuveiro

As sujeirinhas que se acumulam em torno dos jatos de água do chuveiro te incomodam? Encha um saco plástico com vinagre até a metade e “vista” o chuveiro com ele, fazendo com que a sujeira fique imersa na substância. Deixe o saco amarrado ali da noite para o dia e o problema estará resolvido!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!