Tamanho do texto

Serviço bem realizado e produtos de qualidade trazem segurança e também ajudam a economizar. Veja dicas para comprar itens da rede elétrica

A instalação elétrica é algo importante em uma casa ou estabelecimento, se for feita de forma incorreta o prejuízo pode ser grande. Por exemplo, a instalação inadequada  é apontada como umas principais causas de incêndios em prédios. Escolher um material elétrico de qualidade e que atenda as normas técnicas é algo fundamental.

Produtos de qualidade dão mais segurança em uma instalação elétrica
Reprodução
Produtos de qualidade dão mais segurança em uma instalação elétrica


Materiais de má qualidade podem provocar choques e curtos-circuitos. Especialistas também alertam que a instalação elétrica feita sem qualidade pode até afetar o bolso do consumidor, elevando o consumo de energia em até 25%, ou seja, a pessoa economiza nos produtos e a luz ficar mais cara. Para não errar na hora de escolher os materiais elétricos, confira estas dicas:

Selo de qualidade

Pode parecer óbvio, mas em tomadas , plugues e adaptadores devem estar estampado o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pois isso garante que o produto foi avaliado e testado. Há muitas versões piratas desses objetos que podem até ser mais baratos, mas matéria-prima é de má qualidade e ao serem utilizados podem aquecer demais e pegar fogo, ocasionando um acidente.

Segurança

Outra coisa que deve ficar atento é se tomadas e plugues obedecem ao padrão brasileiro . Agora você deve estar pensando: como vou saber qual o padrão brasileiro? É simples, basta analisar o produto e identificar se o plugue é sextavado, ou seja, com seis faces, e se as tomadas possuem dois ou três pinos redondos e uma cavidade sextavada que garante a segurança contra os choques elétricos.

Evite panes elétricas

Informações obrigatórias

Está precisando de algum dispositivo elétrico de baixa tensão? Então saiba que o produto deve apresentar determinadas informações obrigatórias . Por exemplo, certifique-se se consta a tensão a que se destina em volt (V), potência em watt (W) ou corrente nominal em ampères (A). Um dos problemas que pode acontecer sem essas informações é queimar o dispositivo ligando-o em uma tomada errada.

Requisitos de qualidade

Quando for escolher uma lâmpada fluorescente, confira na embalagem se ela faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem. Isso significa que as lâmpadas que você vai levar para a casa atende aos requisitos de qualidade. Essa é uma forma de assegurar que a lâmpada é segura e possui boa durabilidade.

Informações e fabricante

Outra dica importante é olhar na embalagem se consta informações do fabricante e do exportador. Além de identificar a empresa, você tem a garantia de que terá para quem reclamar, caso dê algum problema com a utilização do produto.

Planeje bem as tomadas e torneiras

Instalação

Para realizar qualquer tipo de instalação elétrica, o indicado é contratar um eletricista . Uma pessoa sem experiência pode sofrer algum tipo de acidente e dificilmente fará um bom serviço. Aposte em um especialista para prevenir danos futuros e economizar tempo e dinheiro.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.