Instalações velhas, sobrecarga de energia e falta de manutenção são problemas graves

Sobrecarregar as tomadas pode danificar os aparelhos e causar um incêndio
Getty Images
Sobrecarregar as tomadas pode danificar os aparelhos e causar um incêndio
As tomadas de sua casa esquentam quando você liga algum produto eletroeletrônico? Os disjuntores desarmam constantemente e as lâmpadas queimam com frequência? Então, tome cuidado. Estes são sinais de que instalação elétrica está comprometida.

“Esses problemas podem ocorrer em construções antigas, que não foram feitas segundo as atuais normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)” afirma Luis Alberto Kedikian, engenheiro eletricista e diretor da empresa Electraked, que projeta e executa serviços na área de instalações elétricas.

Mesmo nos imóveis sem trincas ou problemas de infiltração é importante fazer revisões periódicas nas instalações elétricas para manter a segurança dos moradores e o bom funcionamento dos equipamentos.
“Isso é fundamental porque, além do envelhecimento natural do material utilizado no isolamento dos condutores elétricos, no passado, tanto os chuveiro como outros equipamentos tinham potências menores do que as atuais”, diz Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da Sil, fabricante de fios e cabos elétricos. “Além disso, poucos eram os consumidores que utilizavam freezers, máquinas para lavar louças, micro-ondas, ar-condicionado e aquecedores, entre outros”, completa

Luiz Antônio Cosenza, engenheiro eletricista e vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), do Rio de Janeiro (RJ), concorda. “Com o surgimento de mais aparelhos eletrodomésticos, o consumo de energia praticamente dobrou e muitos edifícios não estão preparados para atender essa demanda, gerando sobrecargas e, consequentemente, panes elétricas.”

Ele alerta para outro fator que pode comprometer o sistema elétrico: o uso de benjamins. “A tomada está programada para suportar uma determinada carga, ao ligar vários aparelhos em uma só, corre-se o risco de danificá-los ou até mesmo causar um incêndio”, explica.

Além dos riscos de choques e incêndios, em prédios que não possuem geradores, uma sobrecarga pode parar os elevadores e as bombas responsáveis pelo abastecimento de água, atingindo todos os apartamentos.

Serviço:
Sil
Rua Barão de Penedo, 319 – Guarulhos (SP)
Tel: (11) 3377-3333

Crea Rio de Janeiro
Rua Buenos Aires, 40 - Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2179-2007

Electraked
Rua Caravelas, 507 - São Paulo (SP)
Tel: (11) 5082-4927





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.