Protetores agora também cuidam da pele
Pixabay
Protetores agora também cuidam da pele

O “Skinimalismo”, movimento apontado pela WGSN em 2019, já se firmou e transformou a rotina de beleza. O que antes exigia inúmeras etapas, agora é um momento mais prático e com menor desperdício de produto. Nessa linha, prevalecem os produtos que são realmente essenciais e eficazes no cuidado com a pele.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ao mesmo tempo, muito se fala sobre os possíveis efeitos nocivos da exposição solar e os principais cuidados com a pele nesse quesito. Por isso, o protetor solar firma cada vez mais seu espaço na rotina e se torna o principal produto quando o assunto é skincare. Não à toa, as marcas de beleza passaram a investir em protetores solares que não só protegem contra possíveis queimaduras solares, mas também em fórmulas ricas em ativos hidratantes, antioxidantes, calmantes e outros benefícios.

Victor Bechara, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professor de Cosmiatria e de Doenças Dermatológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que o uso de protetor solar é essencial para proteção da pele contra as radiações ultravioleta A, B , luz visível e infra vermelho ( valor).


Segundo o médico, o surgimento de lesões precursoras ou câncer de pele, assim como o envelhecimento cutâneo com degradação do colágeno e elastina, e o surgimento de manchas estão intimamente ligados a nossa relação de exposição ao sol. Não somente o sol intencional (ir à praia , piscina) mas também o sol não intencional.

Por isso, a palavra da vez nos cuidados com a pele é o uso de filtros solares. A maior tendência relacionada ao uso de filtros solares é sem dúvida os filtros multifuncionais. "Atualmente, nossa vida requer praticidade e resultado. Exatamente neste sentido, as formulações de filtros solares avançaram em manter sua estabilidade agregando outros ativos as suas fórmulas, como antioxidantes , substâncias anti inflamatórias , despigmentantes e hidratantes", recomenda Bechara.

Além disso , existem protetores que atendem as diferentes necessidades de perfis de peles. Uma outra tendência é uso de filtros solares físicos, ou seja, sem substâncias químicas, com boa indicação para todos os tipos de pele, inclusive pele negra, pele sensível e de crianças acima de 6 meses.

De acordo com Bechara, "os filtros físicos possuem óxido de zinco , dióxido de titânio e podem também ter pigmento ( óxido de ferro) com efeito de alta cobertura. Estes filtros possuem menor efeito alergênico e ainda não interferem tanto no ciclo de vida de algas como os filtros químicos".

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

O uso de pigmentos ao protetor solar é um dos benefícios da proteção solar moderna. O uso de pigmentos leva a proteção adicional importantíssima a luz visível presente em ambientes internos, computadores, notebooks, etc. E existem protetores solares com diferentes tonalidades, desde pele clara a pele negra, protetores com cobertura mais leve , com cobertura de base, também color adapt e que não transferem ( ou seja não mancham nossas roupas).

"No conceito de um skincare mais minimalista sem dúvidas o filtro solar tem seu lugar de destaque, visto que , sabemos que a pele é um órgão extremamente exposto ao sol e que a consequência é o adoecimento e envelhecimento. O melhor remédio é prevenção", recomenda o médico.

Lançamentos

As marcas de beleza estão focadas nessa simplificação do skincare, colocando a proteção solar em primeiro lugar. A Renew conta com a nova linha Renew Solar que passou por uma reformulação, com uma fórmula mis matte e com fatores de proteção 50 e 70, que podem ser usados em todos os tons de pele, tipos e para todas as idades, de acordo com a sua necessidade. Além disso, agora ele tem tripla proteção: UVA e UVB, antioxiadante e contra a perda de colágeno. 

Outra opção nesse sentido é o protetor solar Bonelli Solare®, desenvolvido pela Be Belle. “O protetor solar Bonelli Solare® possui FPS 40 e PPD 13,4 para oferecer alta proteção contra a radiação UVA e UVB e combater todos os tipos de danos causados pela exposição solar, além de conferir ação hidratante, antioxidante e rejuvenescedora, prevenindo rugas, manchas, flacidez, câncer de pele e queimaduras solares ao mesmo tempo em que promove potente hidratação sem deixar a pele oleosa”, explica a cosmetóloga Ludmila Bonelli, CEO da Be Belle.

O Nivea Sun Tripla Proteção, para os aficionados por skincare e também para aqueles que estão iniciando no universo da beleza, apresenta uma linha facial de protetores solares multibenefícios de cuidado intensivo diário com combate triplo contra: efeitos nocivos dos raios UVA/UVB, radicais livres causados pela luz visível e poluição. 

O lançamento chega em três versões: Anti-Acne, Antissinais e Pele Radiante, e apresenta textura ultraleve e de rápida absorção, alta proteção UVA/UVB, além disso traz ingredientes ativos que proporcionam resultados visíveis a partir de 4 semanas de uso contínuo como: Sal do Himalaia, conhecido por auxiliar na prevenção da produção de oleosidade excessiva da derme; Algas Marinhas, que promovem a produção de colágeno da pele e Extrato de Rosas, ingrediente com alto poder antioxidante

A Mantecorp Skincare expande sua linha de proteção solar e lança o Episol Acqua, protetor com base aquosa e textura ultraleve com FPS 60 e alta proteção contra os raios UVB, UVA e IR. A novidade possui ação antioxidante, além de efeito antipoluição, que protege as células do estresse oxidativo. Ideal para peles mistas e oleosas, reduz a oleosidade da pele por até 10 horas. Sua textura ultraleve, proporciona fácil espalhabilidade, rápida absorção e resistência à água e ao suor, de forma que não escorre aos olhos. Além disso, tem toque seco, efeito antibrilho e sensação de frescor.

Já o Eucerin Sun Pigment Control Tinted FPS 70 chega ao mercado disponível em duas cores: claro e médio, e combina ingredientes e o poderoso ativo patenteado e exclusivo, Thiamidol, para reduzir a hiperpigmentação causada pelo sol, uniformizar a pele e manter cobertura muito alta.

 Os pigmentos presentes no produto entregam para a pele cobertura natural imediata das imperfeições da pele, para promover um tom de pele mais uniforme, e ajudam na proteção contra a luz visível refletindo a radiação. Com Tecnologia Advanced Spectral, que combina filtros UVA/UVB fotoestáveis de amplo espectro para proteção UV muito alta, e a Licochalcona A que combate os radicais livres causados pela luz visível de alta energia.

A No21, marca que nasceu para criar produtos inspirados no estilo de vida carioca, traz ao mercado sua linha de protetor solar facial. A novidade conta com FPS 70 e está disponível em versões sem cor e com cor, em três tonalidades que se adequam a todos os tipos de pele. O protetor reduz os poros dilatados, possui ação antioleosidade e garante uma pele sequinha por até 8 horas (quando o produto é reaplicado a cada duas horas). 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!