7 partes do corpo que você não passa protetor solar - e deve começar já

Passar protetor solar é um ato de cuidado com a saúde da pele, que sofre danos cumulativos sem a proteção e pode evoluir até para um câncer. A dermatologista Roberta Padovan fala porque você deve proteger as partes do corpo que esquece na correria do dia a dia.

Pálpebras e canto interno dos olhos

As pálpebras e a região dos olhos viraram preocupação mundial pelo aumento da incidência de câncer de pele, que já chega a 10% nessas áreas. "Como a pele da região dos olhos é muito delicada, alguns filtros podem causar irritação; dessa forma, o paciente deve priorizar produtos oftalmologicamente testados, protegendo a área sem correr risco de reação”, afirma a dermatologista.

Unsplash

Cantos e ponta do nariz

“Como é um dos pontos ‘altos’ do rosto, o nariz é um dos primeiros a ficar vermelho, a sofrer com as queimaduras e, no futuro, com manchas e até mesmo câncer. Essa região não pode ser esquecida e o paciente deve espalhar bem o filtro por toda a extensão do nariz, incluindo os cantos”, afirma Padovan.

Unsplash

Região da boca e lábios

Na região ao redor dos lábios e do bigode, o fotoprotetor deve ser bem aplicado para prevenir a formação de manchas e evitar ou suavizar o famoso "código de barras" (rugas verticais que se alojam no contorno do lábio superior). No caso dos lábios, os batons ou hidratantes labiais com FPS podem ser usados.

Unsplash

Orelhas

Talvez as mais esquecidas na proteção solar, as orelhas, ao longo do tempo, podem apresentar feridas por conta do sol. “Por isso, preste atenção ao aplicar (e reaplicar!) o protetor em cada curva e cantinho e invista também num chapéu com abas largas para protegê-las também”, afirma a médica.

Unsplash

Nuca

Não acredite que seu cabelo, longo, irá te proteger das queimaduras solares na nuca. O ideal é usar o fotoprotetor nessa área, que muitas vezes é diretamente exposta em piscinas. Lembre-se de aplicar generosamente o produto.

Unsplash

Dorso dos pés

Você já está coberto quase que completamente com o fotoprotetor, mas seus pés podem sofrer queimaduras se forem negligenciados. Muitas vezes na praia, o corpo fica na sombra, mas o pé está recebendo a radiação diretamente. Por isso, tome cuidado, espante o medo da areia colar nos seus pés e aplique o filtro!

Unsplash

Mãos

Essa é talvez uma das regiões que mais sofrem com o processo de envelhecimento fotoadquirido (e também uma das que mais denunciam a negligência em esquecer o fotoprotetor). Não é à toa que essa pele é uma das primeiras a apresentar rugas, flacidez e manchas. Dica: ainda não inventaram melhor remédio que a prevenção com filtro solar.

Unsplash