Tecarterapia
Reprodução
Tecarterapia

A tecarterapia é mais uma opção de tratamento que está sendo utilizado pelos profissionais de estética para rejuvenescimento, tanto corporal, como facial. Segundo a professora Gabriela Cavagnolli, dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG,  “a tecarterapia é um tipo de radiofrequência, que pode ser utilizada na área da estética para tratamento de celulite, gordura localizada, contorno corporal, flacidez de pele e rejuvenescimento facial. Na estética íntima serve para rejuvenescimento vulvovaginal, flacidez e gordura localizada pubiana. Já na área da reabilitação é utilizada pela fisioterapia”.  


Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Gabriela explica que o procedimento é realizado por um aparelho que possui dois aplicadores capazes de produzir o aquecimento dos tecidos de duas formas, capacitativo e resistivo. “O equipamento é semelhante ao da radiofrequência, pode se dizer que é o mesmo instrumento, a diferença está na aplicação e na profundidade de aquecimento. No entanto, alguns aparelhos de radiofrequência também têm aplicadores com regularidades baixas que atingem uma profundidade maior no tecido”, explica. 

A escolha da frequência vai depender do tipo de tratamento realizado. “Regularidades mais baixas atingem camadas mais profundas, por exemplo, para tratar gordura, celulite e fibrose. Já as frequências maiores atingem camadas mais superficiais. Alguns equipamentos de tecarterapia, assim como a radiofrequência, também permitem alterar o modo de frequência”, esclarece.  

Gabriela Cavagnolli
Divulgação

Gabriela Cavagnolli esclarece a aplicação da Tecarterapia

Na área da estética, a tecarterapia melhora a flacidez, pois estimula a produção de colágeno, além de reduzir a gordura localizada e celulite, já na reabilitação o procedimento auxilia a recuperação muscular. 

Há pouco tempo no Brasil, o equipamento foi lançado na Espanha com o Dr. Calbet da empresa Indiba, entre as décadas 80 e 90. Desde então, tornou-se um dos métodos preferido dos pacientes, expandindo as técnicas da tecarterapia para outros países. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Apesar de ser uma prática benéfica, não é sempre que o procedimento pode ser utilizado, pois existem contraindicações. 

“Ele não pode ser aplicado em grávidas, pacientes com marcapasso, implante desfibrilador cardíaco ou qualquer implante eletromagnético, dispositivos eletrônicos corporais, como aparelho auditivo, implantes metálicos sob ou sobre a área de tratamento, pacientes com febres e em hipótese alguma deve ser aplicado sobre o globo ocular”, orienta a professora de Biomedicina e Estética e Cosmética da FSG. 

Gabriela ressalta ainda que somente profissionais da área de estética e fisioterapia podem realizar a aplicação, pois a prática exige cuidados e não pode ser realizada por pessoas que não sejam qualificadas.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!