Limão para clarear a pele, pepino nos olhos, será que esses truques funcionam?
Foto: Reprodução/Freepik
Limão para clarear a pele, pepino nos olhos, será que esses truques funcionam?

O skincare é o nome dado à rotina de cuidados com a pele. Com o aumento da popularidade, os hábitos se tornaram mais complexos — e também mais caros. Por isso, o tratamento caseiro se tornou uma forma acessível, principalmente pelo uso de ingredientes comuns do dia a dia. Mas se deve tomar cuidado com receitas famosas na internet, já que muitas vezes podem ser prejudiciais. 

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

De acordo com a chefe da pós-graduação em dermatologia cosmética do IDPRDA da Santa Casa, Mônica Azulay, essas rotinas podem acabar gerando complicações.

— De uma forma geral, essas questões caseiras são até perigosas. Quando você pergunta se o limão clareia a pele, é muito pelo contrário, principalmente se aplicado à luz do dia, pode gerar queimaduras solares, de pele e manchas. Então, evitem esses tratamentos caseiros. Hoje em dia, com tanto conhecimento que se tem sobre cuidados de pele, nem se justifica mais — disse a dermatologista.

Siga também o perfil geral do Portal iG.

Segundo especialistas, existem receitas usadas para a beleza que são inofensivas. O GLOBO separou alguns métodos mais comuns utilizados pelas pessoas e ouviu a esteticista Rayanne Massanni para saber o que é mito e o que é verdade.

Usar borra de café no rosto clareia a pele?

Mito. Utilizar a borra de café pode até esfoliar a pele, mas o problema são movimentos ríspidos. Grânulos muito grandes podem causar microfissuras, infecções e até hipercromias, que são aquelas famosas "manchinhas" na pele.

Usar chá de camomila para aliviar as olheiras funciona?

Verdade. Fazer compressas de chá de camomila gelada pode trazer benefícios para quem tem olheiras. Existem dois fatores primordiais que podem causar olheiras: o vascular e o pigmentar. Usar compressas geladas de camomila pode ajudar nas olheiras vasculares, porque vai gerar uma vasoconstrição, que é a diminuição do tamanho dos vasinhos. Além disso, a camomila também tem ação antioxidante.

Colocar fatias de pepino nos olhos ajuda a amenizar as bolsas sob os olhos?

Verdade. Usar o pepino gelado na área dos olhos também ocasiona uma vasoconstrição, melhorando então as olheiras. O pepino ainda tem outros benefícios. 90% dele é água, além de ser rico em ácido fólico, vitamina C e flavonoide.

Comer alimentos alaranjados ajuda a acelerar o bronze, proteger a pele e colaborar para o efeito durar mais tempo? 

Verdade. A cenoura é rica em betacaroteno e, logo após a digestão, os pigmentos são incorporados. Essa substância está ligada na produção de melanina e influencia na cor ou tonalidade do bronzeado. Manter uma alimentação rica em alimentos alaranjados (mamão, abóbora, laranja…) durante o verão prolonga o efeito da exposição ao sol.

Usar água de arroz ajuda no tratamento de vermelhidão de sol?

Verdade. A água do arroz é rica em compostos hidratantes e antioxidantes, mas não substitui um pós-sol industrializado.

Esfoliar a pele com sal grosso elimina as células mortas

Mito. Os grânulos são muito grandes e irregulares. O risco de lesão, inflamação e infecção é muito grande nesse cenário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!