Pessoas tem colocado a vida em risco em busca do nariz
Olya Kobruseva/Pexels
Pessoas tem colocado a vida em risco em busca do nariz "perfeito"

Os vídeos de pessoas ensinando a mudar o formato do nariz de forma caseira têm se tornado cada vez mais frequentes na internet. São apresentadas desde supostas técnicas de afinação do nariz até rinoplastias. Recentemente, um homem chamou atenção para o assunto após ser internado em um hospital devido a graves consequências de uma tentativa de uma cirurgia caseira. 

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Para o médico Guilherme Scheibel,  especializado em otorrinolaringologia, além de ineficaz, procedimentos como esse são extremamente perigosos devido ao alto risco de infecções e ao fato dessas pessoas não terem estudo para realizar uma cirurgia. 

“Rinoplastia é um procedimento cirúrgico, portanto deve ser realizado em ambiente cirúrgico, completamente estéril. Realizar uma cirurgia dessas em casa é perigoso, não somente pelo risco de infecção, como também porque executar esta cirurgia em si mesmo não permite manipular as estruturas de forma adequada, ao ponto de ter resultado estético satisfatório”, diz o profissional da saúde. 

O especialista também explica que essas “técnicas” caseiras têm mais força no exterior, sendo divulgadas como métodos inovadores. Entretanto, elas não passam de mentiras e práticas arriscadas. 

Siga também o perfil geral do Portal iG.

“Estes métodos de ‘modificação caseira’, que incluem preenchimentos e até mesmo procedimentos cirúrgicos, vêm sendo comercializados como uma 'inovadoras' por fazer somente a remoção de cartilagem do nariz, sem a devida estruturação. Isso infelizmente causa inúmeros problemas, desde contaminação, por estar sendo realizado em ambiente não hospitalar, como também a desestruturação do nariz, já que nesta técnica, se faz somente a remoção de cartilagem", explica o médico

"Essa realização pode causar não somente problemas estéticos, como também os funcionais, a exemplo do que ocorreu recentemente com o jovem que decidiu operar o nariz em casa baseando-se em posts de plataformas de internet. Os tutoriais ensinavam a realizar o procedimento com fio desencapado e cola quente”, alerta o médico. 

Além de nunca realizar esses prodecimentos em casa, o otorrinolaringologia adverte que é necessário sempre buscar profissionais de extrema confiança para não cair nas mãos de médicos irresponsáveis e incapacitados para fazer a operação. 

“Cuidado com pessoas que não são da área médica. Muitos estão utilizando-se de técnicas ultrapassadas para convencer pacientes que desconhecem como funciona o procedimento”, conclui o especialista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!