Não fica bem em todo mundo e pode impactar respiração: saiba os efeitos adversos do procedimento estético Barbie Nose
Olya Kobruseva/Pexels
Não fica bem em todo mundo e pode impactar respiração: saiba os efeitos adversos do procedimento estético Barbie Nose

Fazer cirurgias plásticas para ter um nariz de boneca pode estar na lista de desejo de muitas pessoas que querem mudar a aparência facial. No entanto, especialistas alertam que o procedimento conhecido como Barbie Nose, que promete um nariz bem curto, arrebitado e fino na ponta, pode causar danos a longo prazo e até comprometer o visual.

Criada na Turquia, a técnica tem sido bastante requisitada nos consultórios brasileiros. Além da melhora estética do rosto, frequentemente são apontadas fotos de celebridades que ostentam esse nariz de Barbie para ilustrar o resultado desejado.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino!

O surgimento de filtros nas redes sociais que afinam o nariz também têm impacto significativo no crescimento de buscas. Imagens manipuladas por luz, maquiagem ou photoshop também costumam ser apresentadas pelos pacientes.

O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda explica que a técnica consiste em remover o excesso de cartilagem da ponta do nariz e do septo nasal; além de retirar alguns ossos para encurtar o septo cartilaginoso. Dessa forma, consegue-se o resultado de nariz arrebitado, curto e com uma ponta bem fina – mas mexer tanto nessas estruturas podem trazer complicações sérias e que não podem ser facilmente revertidas.

“O índice de complicação é muito grande porque o nariz pode ficar demasiadamente fino, podendo colapsar as válvulas nasais. O estreitamento massivo das narinas pode levar à obstrução nasal, causando dificuldade de respirar. Isso debilita os pacientes e impacta na qualidade de vida”, explica Lacerda.

Além disso, a cartilagem e os ossos são responsáveis por compor a estrutura nasal. Muitas alterações podem fazer com que o nariz perca o suporte. “Com o passar do tempo, à medida que a pele do nariz vai se assentando no esqueleto, ela atinge um efeito que chamamos de nariz esquelético, principalmente quando a pele é muito fina. Um exemplo disso é o nariz do cantor Michael Jackson”, indica o médico.

Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram !

Reversão do Barbie Nose também é perigosa

O procedimento realizado para reverter o Barbie Nose é considerado muito agressivo. Isso porque, na maior parte dos casos, o médico precisa retirar enxerto de cartilagem de outras partes do corpo, como costela e orelha, para fazer o preenchimento.

Só a realização do procedimento de reversão não é garantia, já que esses enxertos podem ser absorvidos pelo corpo. “Com o passar do tempo, podem aparecer irregularidades e assimetrias no dorso e na ponta do nariz”, pontua Lacerda.

Resultado precisa ser harmonioso

As complicações físicas não são o único risco ao qual quem faz o Barbie Nose está exposto. Isso porque, além de implicar a funcionalidade nasal, o resultado estético não é harmonioso para todas as pessoas. Com isso, a aparência física também pode ser comprometida.

O especialista pontua que o nariz mais arrebitado e pequeno não combina com todos os tipos de rosto: “Pessoas que têm rosto mais curto, fino ou que têm um biotipo menor podem combinar com esse tipo de nariz, mas ele tende a não ficar harmônico em outros rostos”.

Pacientes com o rosto comprido e que decidem afinar o nariz, por exemplo, não conseguirão um aspecto tão natural e harmônico. Lacerda diz que o mesmo vale para pessoas com o formato natural do nariz e do rosto mais arredondado. Como resultado nesse último caso, as bochechas podem ficar mais proeminentes.

“O ideal é que o resultado fique natural e que a pessoa se sinta mais bonita, com um aspecto mais jovial e leve. Para isso, é importante buscar por profissionais que tenham conhecimento que vai além da anatomia e do procedimento em si, mas que tenham senso artístico, de proporcionalidade e de senso de harmonia com relação ao rosto de cada pessoa”, alerta o médico.

Alternativa segura

Se por um lado o Barbie Nose é um procedimento extremamente complicado, por outro é possível conseguir um resultado similar de forma mais segura. Por não fazer alterações nas estruturas naturais do nariz, a rinoplastia oferece uma alternativa menos invasiva e com menos riscos.

“É mais vantajoso optar pela rinoplastia preservadora, podendo ser associada à técnica tradicional”. Usualmente, o procedimento, também chamado de rinoplastia fechada, é realizado sem levantar completamente a pele do nariz. Todas as modificações são realizadas por baixo dessa pele.

Além da praticidade da operação, esse tipo de rinoplastia tem um pós-operatório mais simples e rápido. Outros fatores como inchaços, hematomas e tempo de repouso são menores – e, por manter a estrutura nasal, pode propiciar um resultado mais harmônico. “Ao evitar retiradas de cartilagem ou da parte óssea em excesso, se preserva a funcionalidade do nariz”, complementa Lacerda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!