Silicone e exercícios: quando retornar?

Colocar silicone nos seios é o desejo de muitas mulheres de diferentes idades. De acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esse tipo de procedimento é mais procurado pelas mulheres. Em 2018, cerca de 18,8% das intervenções cirúrgicas foram para colocar seios, na frente da lipoaspiração (16,1%) e abdominoplastia (15,9%).

Silicone e exercícios: como retornar?

Ainda há muitas dúvidas em relação aos esforços no pós-operatório, principalmente quando se trata de exercícios físicos. Para um bom resultado, além de seguir as orientações pré-operatórias, após a cirurgia é preciso obedecer ao tempo de repouso, especialmente, em relação à prática de atividades físicas. Bora seguir as dicas do dr. Hugo Sabath?

1. Evite esforços no início

“Uma das principais recomendações médicas, no período pós-operatório, é evitar fazer grandes esforços no dia a dia, logo, dependendo do tipo de atividade física, é importante evitá-la por um período mínimo entre duas semanas e dois meses.” esclarece o cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath.

2. Tenha uma retomada leve

A retomada dos treinos deve ser leve, como as caminhadas, por exemplo. Já a rotina normal deve ser retomada somente após os 60 dias. Importante destacar que a cicatrização dos tecidos acontece totalmente após 90 dias.

3. E a musculação? Tome cuidado

“Exercitar peitoral, costas e ombros é proibido por 60 dias, enquanto para implantes abaixo do músculo peitoral essa restrição chega a 90 dias. Isso porque atuam na região operada, elevando a chance de deslocamento da prótese e até sangramentos.” afirma o cirurgião Hugo Sabath.

4. Escolha bem os sutiãs

Após o retorno às atividades de impacto, é mais seguro utilizar sutiãs justos ou dois tops para garantir a sustentação das mamas durante os exercícios. São recursos utilizados para dar maior segurança a paciente ao se exercitar, pois diminui a movimentação das próteses e dá maior firmeza na região do tronco.

5. Cuidado com as atividades diárias

Atividades que exigem um pouco mais de esforço, como cozinhar, arrumar a casa e carregar sacolas pesadas necessitam um tempo maior de pós-operatório para serem liberadas, em geral entre três semanas e um mês, se tudo correr bem com a cicatrização. Por mais que não pareça, a atividade de dirigir é considerada um esforço físico importante para os braços e, por isso, também deve ser evitada antes de três semanas.

6. Prefira as caminhadas

As caminhadas não requerem muito esforço, principalmente dos braços. Você pode ir com calma e fazer alguns minutos por dia; elas ajjudam a manter o corpo em movimento; melhoram a circulação sanguínea e melhoram o humor.

7. E a alimentação?

Consuma alimentos que são fontes de proteínas magras, como carnes brancas. Prefira carboidratos integrais, como arroz integral, pão, biscoitos e massas integrais; aumente a ingestão de água no dia a dia e consuma doces, massas e bebidas alcoólicas com moderação.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do iG.