Parece que os anos 2000 está trazendo mais uma tendência! A moda Y2K está vindo com tudo este ano, looks vintages do começo do século estão retornando com uma cara nova e fazendo sucesso entre as blogueiras. Sendo os piercings e as jóias nos dentes, a nova grande tendência que retornou. Mas será que existe algum risco em usar o acessório?
A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Bruna Conde explica que apesar da palavra piercing remeter a perfuração, o piercing dental é colado no dente, podendo ser temporário ou fixado com um cimento especial para um efeito mais duradouro, mas que também pode ser removível.
“O piercing é simplesmente colado no esmalte do dente e não dói. Porém, depois de colocar o acessório no esmalte, você estará mudando permanentemente a superfície do seu dente.” conta a Dentista Antenada.
Grillz
Outro tipo de jóia dental que vem fazendo sucesso é o “Grillz”, estruturas de metal, geralmente feitas de ouro, prata ou de platina, fixadas aos dentes com um silicone. Peça que já ganhou o coração de diversos artistas como Madonna, Rihanna, Katy Perry, Beyoncé, Kim Kardashian, tem inspirado adeptos do mundo todo.
Porém o uso desse acessório preocupa alguns especialistas e a Dra. Bruna Conde “Enfeitar o sorriso sem o aval do dentista pode causar danos à sua saúde bucal, como o desgaste e até mesmo a fratura dos dentes”, alerta a especialista.
Ela ainda completa explicando os problemas de gengivite e fraturas que a joia pode causar.
“As joias dentais em contato com os dentes da arcada oposta, além de fraturas e desgastes, podem causar retração das gengivas, o que gera sensibilidade e até mesmo interferir na fala. Caso não estejam bem adaptados e não sejam planejados e colocados por um dentista especialista.” explica Bruna.
Quem pode colocar e como cuidar
Leia Também
A dentista enfatiza que somente quem tem bons hábitos de higiene bucal e tem a boca saudável deve considerar a possibilidade de colocar piercing no dente.
“Alguns riscos existentes do piercing e das jóias dentais, são partículas ou restos de alimentos presos, acúmulo de placa bacteriana na pedrinha ou na jóia, danos ao esmalte do dente, dentes lascados, possível irritação na gengiva e nas bochechas por alergia ao metal e desgastes permanentes ao esmalte do dente.” completa a especialista.
Ela aconselha que aqueles que querem fazer uso da joia procurem auxílio de um dentista, em um ambiente muito bem esterilizado.
“É importante que a colocação seja em um ambiente limpo e estéril, e que seja feita por um profissional dentista que tenha avaliado seu caso de saúde bucal. A colocação feita por um especialista odontológico irá garantir a fixação adequada para que não solte da boca enquanto você dorme, e nem gere desgastes desnecessário, má colocação e quebra dos seus dentes.” finaliza.