Como cuidar do cabelo no calor do verão

Apesar do verão trazer altas temperaturas, o sol não é o único fator que pode prejudicar o cabelo. A água da piscina, que geralmente contém cloro, e do mar, que tem sal, também podem danificar as suas madeixas. Para não deixar de aproveitar, confira as dicas de hidratação para diferentes tipos de cabelo da cabeleireira Aline Morais.

Cabelos cacheados

Opte por um shampoo sem sal e aposte em uma hidratação bem intensa, utilizando óleo de coco para a umectação dos cachos. Para evitar o frizz, você pode adotar o hábito de usar uma camiseta macia para secar as madeixas ao invés de uma toalha. E para obter uma modelagem dos fios na hora da finalização, misture um pouco de leave-in no creme de pentear.

Reprodução%3A Alto Astral

Cabelos lisos

Uma maneira de dar brilho para as madeixas é o uso moderado de queratina, pois ela devolve ao fio o que foi perdido com a ação direta do cloro ou do sal.

Reprodução%3A Alto Astral

Cabelos ressecados

A melhor opção é adotar produtos com ação restauradora e reconstrutora. Desta forma, os fios terão seus nutrientes e vitaminas devolvidos para a fibra do cabelo, resultando em um visual mais saudável, brilhoso e com movimento. Com o dano causado pelo mar e piscina, é possível escolher produtos específicos que podem ter uma ação mais prolongada, deixando os fios mais sedosos.

Reprodução

Cabelos oleosos

O excesso de óleo pode causar coceira, caspa e até queda de cabelo. Esse tipo de cabelo demanda um certo cuidado, pois ele necessita de produtos mais esfoliantes para o couro cabeludo e menos cremosos, para poder ajudar no controle da oleosidade. Neste caso, é possível encontrar produtos específicos para cabelos oleosos.

Pexels

Todos os tipos de cabelo

O uso de um protetor solar para os fios antes da exposição ao sol faz muita diferença na prevenção dos maus tratos sofridos no verão. Vale lembrar que um cabelo que já passou por um processo químico sentirá um resultado maior com o uso de aminoácidos.

Reprodução%3A Alto Astral