4 dicas para manter os cabelos bonitos e saudáveis no verão

Especialista explica como manter a saúde capilar na época mais quente do ano, de acordo com cada tipo de cabelo. Saiba mais.

O verão está chegando, trazendo mais luz, calor e também necessidade de dar uma atenção diferenciada à beleza. Além dos cuidados com a pele, os cabelos também sofrem com a ação do cloro, areia, sal e do sol. Por isso, para manter a saúde e beleza das madeixas é preciso tomar tomar alguns cuidados.

Os cabelos devem ter uma atenção especial no verão
Foto: FreePik/rawpixel
Os cabelos devem ter uma atenção especial no verão


Confira as dicas de Bruna Nunes, da hairstylist do Jacques Janine Jardins, e da dermatologista Maria Paula Del Nero para cuidar dos cabelos no verão.


1. Para os cabelos lisos: muita nutrição

Independente do seu tipo de cabelo é preciso utilizar um protetor térmico capilar. "Utilize cremes térmicos, distribua muito bem por todo o cabelo com o auxílio de uma escova. Assim o produto vai estar protegendo todo o seu cabelo", diz Maria Paula.

Você viu?

Para proteger o couro cabeludo use chapéus fechados ou bonés. "hoje em dia já existe esses acessórios com proteção UVA e UVB", afirma. Além da proteção UV, Bruna indica utilizar produtos para a nutrição capilar. "Aposte em linhas de nutrição após o banho de mar. Você irá devolver nutrientes e manter a cutícula do cabelo selada", recomenda.

2. Para os crespos e cacheados: umectação

Bruna indica para os cabelos crespos e cacheados a umectação, que é um tratamento à base de óleos vegetais. "Cabelos cacheados e crespos são carentes de óleo e muito porosos, apostar em fazer uma umectação um dia antes de entrar no mar é sempre um ótimo cuidado". A profissional também recomenda que enxaguar o cabelo assim que sair do mar ou da piscina, para remover o sal ou o cloro o mais rápido possível.

3. Cabelos loiros: cuidado com o cloro

Bruna explica que o maior terror de quem é loira ficar com o cabelo esverdeado pelo cloro da piscina. Por evitar esse risco e manter o cabelo loiro bonito no verão Bruna ela indica fazer umectação e enxagar o cabelo com água doce. Maria Paula lembra que além dos loiros, os fios mais porosos são os que mais sofrem. "Use creme nos cabelos de preferência molhados, eficiente ao fechar as cutículas. Pode usar o creme do estilo leave-in de sua preferência".

4.  Capriche na limpeza após o mergulho

Maria Paula indica enxaguar os cabelos com água mineral após o contato com cloro. "Se as madeixas continuarem com o aspecto ressecado, faça uma hidratação. Para areia e outros resíduos, você pode usar o quelante de minerais, utilizado pelos profissionais, promovendo uma remoção quimicamente desses minerais ou mesmo um Detox capilar", afirma.

Bruna indica um bom shampoo hidratante para remover os componentes, mas se esverdeou, ela tem uma dica perfeita. "Você poderá deixar o seu cabelo em banho-maria no leite quente", diz. Siga a receita de Bruna para tirar o cloro do cabelo:

  • Levar 500ml de leite ao fogo até a ferver, em seguida colocar o leite dentro de uma bacia e colocar o cabelo dentro você poderá usar uma mesa como apoio (Cuidado com o couro cabeludo para não se queimar)
  • Deixar o cabelo de molho por volta de 10 minutinhos. 
  • Repetir o processo se necessário.