Especialistas explicam mitos e verdades sobre o carvão ativado

Clareador de dentes, limpador facial e mais: desvendamos todas as dúvidas sobre o carvão ativado, componente da moda nos produtos de beleza

Amplamente divulgado por famosos, o carvão ativado tem sido um componente cada vez mais encontrado nos produtos de beleza. Ele se tornou queridinho de várias influencers quando o assunto é skincare e também tem sido usado para clarear os dentes.

O uso do carvão ativado pode gerar diversas dúvidas
Foto: shutterstock
O uso do carvão ativado pode gerar diversas dúvidas


Mas o uso do carvão ativado gera muitas dúvidas, principalmente sobre a sua eficácia. Por isso o iG Delas conversou com dermatologistas para tirar todas as dúvidas sobre o uso do carvão ativado e saber como utilizar melhor os produtos que utilizam este item em suas fórmulas.


O carvão ativado nos dentes pode afetar a saúde bucal?

Sim. Mesmo removendo impurezas, o carvão ativado é um item abrasivo. Segundo a dermatologista Maria Paula Del Nero, o carvão ativado ao ser aplicado sobre os dentes pode promover desgaste da estrutura dentária. "O uso frequente pode causar sensibilidade e dor dentária. Além disso, as restaurações estéticas podem sofrer pigmentação ao entrarem em contato com o carvão ativado", diz.

Você viu?

Para a pele, o carvão ativado tem benefícios?

Sim, mas cuidado.  Segundo a dermatologista da clínica do Dr. André Braz, Laís Leonor, o carvão ativado é ótimo para a pele. "Ele tem um grande poder de remoção de impurezas , oleosidade e células mortas. A forma em pó adicionada à máscara facial proporciona brilho a pele se usado 1 vez na semana. Porém cuidado com fórmulas caseiras devido ao risco de alergias ou efeito rebote de oleosidade por retirar excessivamente a barreira hidrolipídica", diz.

Maria Paula indica que o carvão ativado também promove uma maciez para a pele. "As partículas do carvão ativado funcionam como uma esponja absorvendo a oleosidade e as sujidades da pele, como células mortas e resíduos de maquiagem. Além disso, por serem abrasivos, promovem um afinamento garantindo maciez e brilho na pele", aponta.

Ela lembra que a substância não pode ser colocada direto na pele. "O carvão ativado não deve ser aplicado puro diretamente na pele, pois suas partículas grosseiras podem machucá-la e até provocar alergias", afirma.

No shampoo, o carvão ativado traz benefícios?

Sim. Maria Paula aponta que por absorver impurezas, o carvão é uma boa opção misturado ao shampoo. "O carvão pode fazer uma desintoxicação do cabelo e couro cabeludo, se complexando com minerais e contaminantes, mas deve ser o carvão cosmético, que só é fornecido para farmácias de manipulação", afirma. 

O carvão ativado desintoxica o corpo?

Sim. A substância em cápsula age como protetor e absorvente gastrointestinal em intoxicações leves. "Atua absorvendo a substância tóxica, ligando-se a ela no lúmen do trato gastrointestinal, diminuindo a quantidade disponível para absorção pelo sistema", diz Maria Paula.

Como utilizar o carvão ativado?

Maria Paula indica cautela. "O uso de cápsulas de carvão tem que ser usada esporadicamente e com cuidado, pois pode complexar com medicamentos que o paciente esteja usando, por isso, converse com seu médico sobre o uso. Para pele e cabelo deve ser utilizado o carvão específico para este área que vem preparado e adequado para tratar pele e cabelo e portanto deverá ser prescrito por especialista e manipulado sob medida", afirma.