Cabelos de outono: como evitar fios ressecados e com frizz na nova de estação

Cabeleireiro dá dicas de hábitos para aderir no outono e no inverno para manter os cabelos saudáveis e bonitos

Foto: shutterstock
Veja o que você pode fazer durante o outono e inverno para combater os cabelos ressecados e o frizz


A temporada Outono/Inverno 2021 está chegando e com a troca de estações, mudam as prioridades dos cuidados com os cabelos . Nesta época os fios estão muito propensos a ressecamentos e frizz, que aparece principalmente no inverno .

De acordo com o cabeleireiro da Hermas Beleza, Paulo Vitor, é comum ter tanto a pele como os  cabelos ressecados nessa época. “Isso acontece porque há menor produção de glândulas sebáceas nesse período, privando os fios de sua proteção e nutrição naturais”, explica o profissional.

frizz acompanha esse ressecamento, mas ele explica que pode indicar que os fios estão danificados. “As escamas dos fios danificados se abrem por falta de hidratação e se tornam rebeldes”, diz.


Por isso, Vitor compartilha com o iG Delas alguns cuidados para se adotar durante o outono e o inverno para não acabar com os cabelos ressecados e com frizz. Veja as dicas a seguir.

Cronograma capilar em dia

Para evitar que os cabelos ressecados fiquem muito danificados, Vitor afirma que é importante reforçar a nutrição e a hidratação nos cuidados com os fios. “Lembre-se que pode ser uma necessidade reconstruir a fibra capilar”, diz. Por isso, mantenha sempre os cuidados do cronograma capilar  em dia.

Use produtos específicos

Existem muitos produtos disponíveis para cabelos ressecados ou que são anti-frizz. É bom incluí-los na rotina. O cabeleireiro indica ainda o uso de leave-ins e séruns, que fazem papel importante para reconstruir a fibra capilar.

"Os séruns são um superconcentrado de óleos, silicones e vitaminas que tratam os fios em demandas complementares. Os leave-in são cremes para pentear mais completos que, além de alinhar os fios, hidratam e protegem", explica o cabeleireiro.

Além disso, evite produtos para cabelo que contenham álcool em sua composição. "Apesar de proteger os fios de bactérias e ajudar os produtos a durarem mais, reforça o ressecamento e deixa os cabelos sem brilho".

Beba água

Ingerir bastante líquido é importante para manter o corpo hidratado.  Os resultados dessa hidratação também são perceptíveis no cabelo. Beber água cerca de 2 litros de água por dia ajuda a manter os cabelos saudáveis e sedosos.

"A quantidade recomendada de água hidrata os folículos capilares, o que proporciona tratamento natural desde seu couro cabeludo até as pontas dos fios, combatendo inclusive caspas e dermatites", diz o profissional. Além disso, a hidratação também influencia no crescimento dos fios .

Use escovas de madeira

O cabeleireiro explica que o ideal nas estações mais frias é deixar o pente de metal ou plástico de lado e optar pelas escovas de madeira. “Metal e plástico são materiais que geram atrito e cargas elétricas”, afirma. Isso faz com que os cabelos fiquem armados, já que, devido à reação ao material, os fios se repelem.

Vá além do condicionador

Por se tratar de um ressecamento natural do cabelo devido ao frio, o cabeleireiro explica que o condicionador, às vezes, não dá conta de controlar isso sozinho. Por esse motivo, é importante ter cuidados com os cabelos ressecados que vão além da lavagem.

Além de leave-ins e séruns, o cabeleireiroi indica o uso de protetores térmicos nutritivos para evitar que os fios ressequem mais ainda. Também é importante fazer  máscaras capilares  para fazer a cada 15 dias.

“Retire da embalagem, com uma espátula ou pente, a quantidade [de creme] aproximada de uma moeda. É importante não colocar as mãos dentro da embalagem”, explica. Distribua no comprimento e nas pontas, espere 5 a 10 minutos e enxágue bem.

Cuidado com secadores, chapinhas e babyliss

Essas três ferramentas podem ajudar a dar novos formatos aos fios, mas , podem deixar os cabelos ressecados se usadas em excesso ou sem cuidados. Por isso, evite usá-las em temperaturas muito altas. "Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos usando temperaturas muito além da necessidade. O meio termo é sempre o melhor caminho", afirma.