Frizz é comum no inverno, mas não precisa ser motivo de briga com seu cabelo

Para quem não gosta dos fiozinhos que parecem ganhar vida nessa época do ano, o segredo, segundo especialistas no assunto, é investir na hidratação

Todo ano é a mesmo coisa: vai chegando o inverno, a umidade do ar fica mais baixa, os fios começam a ficar ressecados e o frizz aparece. Quem já costuma lidar com esse fiozinho que parece ter vida própria ao longo do ano tem mais trabalho ainda nessa época, e quem não costuma ter precisa aprender a lidar com ele. 

Leia também: Veja dicas para evitar e disfarçar os fiozinhos arrepiados

Hidratação natural dos fios fica mais lenta durante o inverno, ressecando o cabelo e aumentando o número de frizz
Foto: Shutterstock
Hidratação natural dos fios fica mais lenta durante o inverno, ressecando o cabelo e aumentando o número de frizz

Em entrevista ao Delas, o hair stylist Rodrigo Cintra explica que o frizz é um cabelo novo e pode ser também um fio mais ressecado e opaco, o que algumas vezes pode ser sinal de falta de cuidado. Para ele, a chave para lidar com esse assunto é hidratar. “Hidratação semanal em casa e mensal no salão é o ideal para manter os fios saudáveis e nutridos”, afirma o especialista.

Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar, explica também que o frizz pode ser um cabelo que, como está curto, não tem peso para cair. Deste modo, o fiozinho acaba ficando volumoso. Além disso, durante o inverno, a hidratação natural dos fios é afetada. “A glândula sebácea trabalha em um ritmo mais lento”, completa a especialista.

Leia também: 5 atitudes para você deixar de lado agora na hora de secar os cabelos

Foto: Shutterstock
Truque de Marcela: no fim da lavagem, misture uma colher de vinagre de maçã com um copo de água e jogue nos fios

Para ajudar, ela tem dicas para fazer em casa: “Como o cabelo com frizz é um cabelo ressecado, sem umidade e poroso, vale investir em óleos, como o de coco e o de abacate. Tem ainda um truque caseiro para eliminar os fiozinhos: na última água da lavagem, misture uma colher de vinagre de maçã com um copo de água e jogue nos fios. Ele vai minimizar muito o frizz.” 

Se você busca novidade no universo das hidratações e mais uma maneira de domar esses fiozinhos novos e rebeldes, Rodrigo cita o nanocolágeno. “É uma tecnologia avançada por conta das nano moléculas obtidas por um processo enzimático singular, que garante o rejuvenescimento dos fios com máxima hidratação, brilho e revitalidade intensiva.”

Como disfarçar o frizz

Rodrigo ainda ensina uma maneira para disfarçar os fiozinhos em casa, com escova e secador, ideal para quem tem cabelos lisos. A ideia é pentear o cabelo ainda molhado e aplicar um CC Cream. Depois, se for secar com secador, não esqueça de aplicar um protetor térmico. “Use uma escova redonda levantando a raiz. Tenha certeza de que secou a mecha muito bem, caso contrário, se ficar úmido, o frizz pode aparecer e bagunçar o visual. Finalize com um jato de ar frio, que também ajuda a minimizar os fiozinhos aparentes.”

Foto: shutterstock
Cada textura de cabelos exige diferentes cuidados, e com o frizz não é diferente


Também para os cabelos lisos, Marcela sugere pentear e aplicar um leave-in. “Comece desembaraçando as pontas, depois do meio para as pontas e, por último, da raiz para as pontas".

Se o cabelo for cacheado, a dica é outra. Nesse caso a opção da tricologista é apostar em um ativador de cachos para definir o formato dos fios. "Vale aplicar um óleo durante o dia para manter a hidratação dos fios.”

Você viu?

Frizz a seu favor

Apesar de muitas vezes as mulheres lutarem o máximo que podem contra esses fiozinhos, eles também podem ajudá-las a conseguir mais volume para o cabelo. Para esse caso, Rodrigo indica aplicar um pouco de xampu seco na raiz para ajudar no volume e, depois, ir ajeitando com as pontas dos dedos e um pouquinho de pomada.

Leia também: Descubra como conseguir um cabelo longo, bonito e saudável

Cuidados no inverno

O frizz não é a única coisa que pede atenção no inverno. O frio ainda exige mais cuidados com os cabelos para garantir que eles fiquem sedosos e brilhantes. Evitar água quente é muito importante, além de nunca esfregar a toalha nos fios. Já quem não aguenta de frio no inverno pode adotar uma dica de Marcela: “você pode primeiro tomar banho e depois lavar os cabelos – com água mais morna –, assim não passa frio.”

Na hora de secar com secador ou passar chapinha, o melhor é usar um protetor térmico. Além disso, nunca dormir com os fios molhados. No inverno eles demoram ainda mais para secar e podem obstruir o folículo, dar caspa e queda.

Algumas pessoas podem achar que fazer tintura ou química no cabelo nessa época do ano é mais agressivo ainda, mas o hair stylist Rodrigo garante que isso está mais ligado com os cuidados que a pessoa já tem com os fios. “Por exemplo, a água quente desbota a cor. E se no inverno você lavar os fios na água fervendo, além de desbotar, vai danificar a fibra. Agora, se tomar os cuidados necessários pode fazer a tintura em qualquer época do ano.”

Leia também: veja dicas e cuidados para descolorir os fios

Quando o assunto é química, não há muito o que inventar. É preciso escolher um bom profissional, que saiba fazer um teste com algumas mechas para ver se o cabelo não vai quebrar ou se o produto não vai gerar uma reação alérgica. Outra dica de Rodrigo é deixar os fios bem hidratados antes mesmo de fazer a química, além de usar os produtos, como xampu e condicionador, para seu tipo certo de cabelo.

Tendências da estação


O inverno também traz coisas interessantes, como as tendências da estação. Segundo Rodrigo, um dos fenômenos do momento, tanto entre as celebridades brasileiras quanto as de fora, é o efeito de iluminação para morenas (veja fotos na galeria). “Sem precisar radicalizar, a técnica favorece e realça o contorno do rosto, trazendo luminosidade de forma natural, já que as nuances – caramelo, marrom e avelã – ressaltam o fundo."

E como já foi falado aqui, não precisa ter medo de mudar a cor do cabelo só porque estamos no inverno. Basta investir em uma boa hidratação e em um bom profissional antes de entrar na química para evitar problemas de ressecamento.

Com frizz ou sem frizz, não faltam inspirações, segundo Rodrigo Cintra: “Nos red carpets gringos reinam Jennifer Lopez, Sandra Bullock, Jessica Biel e Ariana Grande. E Patrícia Poeta, Isis Valverde, Juliana Paes e Alessandra Ambrósio engrossam a lista de beldades brunetes nacionais”