Como evitar frizz? Essas 5 dicas poderosas podem ser a solução

Sabia que todo o problema possa vir da forma que você lava e seca o cabelo?

É normal ter aquele "bad hair day" em que você acorda com o cabelo bagunçado, embaraçado ou com frizz, e nada que faz consegue resolver. Porém, alguns hábitos e cuidados com os fios podem ser a solução, não para "domar", mas para aprender como evitar frizz.

Leia também: Como secar o cabelo com secador sem errar? Confira dicas para cada tipo de fio

Foto: shutterstock
Hábitos, que podem fazer parte da sua rotina de beleza e cuidados com os fios, são o que te ajudam a saber como evitar frizz


Para te ajudar a encontrar uma solução e descobrir como evitar frizz nesses dias, o hair stylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur, dá algumas dicas infalíveis; confira: 

1. Não penteie o cabelo seco

“Quando a escova passa pelos fios úmidos não gera atrito, pois a água neutraliza as cargas elétricas e faz com que os fios fiquem no lugar certo”, explica o profissional. A recomendação, nesse caso, é pentear os fios ao sair do banho, quando eles ainda estiverem molhados.

Você viu?

2. Evite químicas

O excesso de processos químicos pode prejudicar a saúde dos fios, aumentando o frizz. Reveja se não é o momento de dar um tempo nas tinturas ou alisamentos ou, se esse não for o caso, tenha cuidados especiais. "Hidrate muito bem o cabelo e dê um intervalo ainda maior do que o normal entre uma química e outra", diz Rudi. 

Leia também: É verdade que tintura deixa o fio ressecado? Veja cuidados com cabelos tingidos

3. Atenção com a toalha

O pano que entra em contato com o cabelo também pode ser um fator causador do frizz. Por isso, escolha toalhas de algodão (ou até mesmo uma camiseta velha) e, na hora de secar, não esfregue ou enrole na cabeça. “Caso queira tirar o excesso de água pressione levemente os fios com o tecido, mas jamais esfregue", recomenda.

4. Cuide da temperatura

A água muito quente é prejudicial ao cabelo. O ideal é sempre optar pelo banho frio, mas nos dias de temperaturas mais baixas, aposte na água morna. “A água fria fecha a cutícula dos fios, o que gera menos atrito”, explica o especialista. Uma boa dica também é tomar um banho morno e, na última lavagem mudar a temperatura da água para o frio.

Leia também: Tem cabelo oleoso? 8 hábitos comuns que podem estar causando esse problema

5. Evite secador e prancha

Estes aparelhos jogam muito calor nos fios e podem ser problemas para quem quer saber como evitar frizz . "Indico não usá-los, mas se for necessário, aposte em protetores térmicos. No caso do secador, mantenha a aparelho a uma distância segura do couro cabeludo", finaliza.