Descubra 7 hábitos que deixam o cabelo oleoso

Existem pessoas com tendência a ter cabelos oleosos, mas alguns hábitos contribuem para o aumento da oleosidade nos fios em qualquer pessoa

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Dormir com o cabelo molhado

Por conta da correria do dia a dia, acaba sendo comum lavar o cabelo apenas à noite, quando sobra um tempinho. Mas isso pode fazer com que você termine o dia sem que os fios tenham secado totalmente. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, esse hábito contribui para a oleosidade, pois facilita a proliferação de bactérias.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Lavar os cabelos com água excessivamente quente

Água quente pode ressecar o couro cabeludo, fazendo com que o organismo entre em estado de alerta e tente equilibrar esse dano. Assim, produz mais óleo e acaba deixando os fios oleosos em um efeito rebote.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Uso regular de secador e chapinha sem proteção

"O excesso de calor no couro cabeludo causa o ressecamento e estimula a produção excessiva das glândulas sebáceas. O cabelo pode até parecer mais bonito em um primeiro momento, mas não demora muito para o aspecto oleoso surgir, principalmente próximo ao couro cabeludo. Para evitar esses danos, evite temperaturas muito altas e não deixe de lado o uso de um bom protetor térmico", recomenda.

Aplicação de produtos inadequados para o seu cabelo

Os produtos para cabelos oleosos, seja para aumentar o volume ou a densidade, são sempre os mais apropriados, pois eles permitem uma limpeza profunda na raiz do cabelo, eliminando eficientemente todos os resíduos de gordura dos poros. Para um melhor resultado, o ideal é optar por cosméticos ideais para o seu tipo de cabelo, como secos, oleosos, tingidos, com ou sem volume, lisos, ondulados, cacheados, crespos.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Aplicar produtos na raiz do cabelo

Um grande erro de quem tem cabelos oleosos é aplicar condicionador, máscara e óleos, de forma geral, muito próximos ao couro cabeludo. Isso acaba obstruindo os poros, causando a produção de mais sebo. O ideal é que você aplique esses produtos ao longo do comprimento e nas pontas; nunca na raiz.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Alimentação irregular

Dietas baseadas em alimentos como gorduras, frituras e açúcares, além de prejudicarem sua saúde, também danificam os fios.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

Passar a mão nos cabelos

"Mexer no cabelo a todo instante faz com que a oleosidade dos dedos seja transferida para os fios, o que causa o aumento do sebo nos fios. Uma boa forma de evitar tocar nos fios de forma excessiva é optar por penteados ou itens que o mantenham no lugar, como grampos e elásticos", acrescenta.