O cuidado com os cabelos interfere no crescimento do fio
Reprodução/AndreaPiacquadio
O cuidado com os cabelos interfere no crescimento do fio

Ter um cabelão é o desejo de muitas pessoas, porém nem sempre os fios colaboram com o crescimento do cabelo. As receitinhas caseiras e os shampoos que prometem ajudar são uma das opções mais procuradas, mas será que realmente funcionam? O Delas conversou com as dermatologistas Fabiana Seild e Mariana Corrêa, que tiraram dúvidas e deram dicas para você conquistar o seu cabelo dos sonhos.

As vitaminas estão na moda e são sucesso entre as blogueiras, que indicam várias opções para seus seguidores. Mesmo que a possibilidade pareça mais fácil e tentadora, Fabiana diz que não se deve tomar vitaminas aleatoriamente para esse fim. Pessoas com dietas restritivas ou alguma condição médica que dificulte a absorção de alguns nutrientes devem sempre procurar orientação médica para fazer a suplementação.

Hábitos que melhoram o crescimento dos fios
O indicado é manter uma alimentação saudável e cuidar do couro cabeludo, mantendo-o sempre limpo. A frequência na lavagem dos fios é superimportante e, para os mais oleosos, o recomendado é, no máximo, lavar em dia sim e dia não.

“Para pessoas que possuem cabelos mais crespos esse tempo de lavagem pode ser espaçado desde que o couro cabeludo permaneça saudável, sem excesso de oleosidade e sem descamação visível”, completa Fabiana.

Evitar a quebra dos fios também tem papel importante nessa missão. Para isso, opte sempre por lavar o cabelo com água fria ou morna, tenha cuidado na hora de desembaraçar, aplique protetor térmico para secar, use babyliss e chapinha com moderação, não durma com os cabelos molhados e evite processos químicos.

Mariana conta que a rotina deve ser seguir o uso de produtos adequados para o seu tipo de cabelo! Opte por sempre usar algum finalizador e, eventualmente, máscaras e óleos capilares sempre são bem-vindos. “Os óleos capilares ajudam a recuperar os lipídios dos fios de cabelos, ajudando na qualidade e brilho do cabelo, indico os óleos de argan que tem estudos”, diz.

Os óleos de rícino e melaleuca têm ações antifúngicas e antibacterianas, e a especialista indica em casos de dermatite seborreica, também conhecida como caspa. “Podemos indicar suplementos que são as vitaminas orais e sprays de medicamentos”, completa.

Mariana alerta que sabão e sabonete não devem ser utilizados nos cabelos e que a água muito quente pode gerar irritabilidade do couro cabeludo, ressecamento e abertura da cutícula dos fios. “Vale destacar que algumas receitas caseiras não têm comprovação científica, mas alguns compostos caseiros podem ser usados para hidratação e umectação, como óleo de coco, abacate, mel e babosa”.

Mas atenção: é bom investigar a causa do porquê muitos fios estarem caindo ou com o crescimento irregular. A tricologia auxilia nessa etapa. “Com base em exames como a tricoscopia digital e alguns exames de sangue é possível avaliar melhor”.

Vale lembrar que você não deve exagerar na força de prender o cabelo. Só se deve prender os cabelos quando estiverem secos e não com muita força.

Tem procedimento estético também!
Você pode investir na terapia com LED pode ser útil para estimular os fios. “A ledterapia (fotobiomodulação) que é uma terapia baseada na luz de led (como bonés, capacetes, escovas e tiaras de led), apresentam comprovação científica e podem ser indicadas pelo seu tricologista para ser feito em casa”, explica Mariana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!