O adesivo virou febre no Tik Tok por tratar a acne
Reprodução/Bacs Arcebal
O adesivo virou febre no Tik Tok por tratar a acne


Tratamentos de pele  alternativos (e às vezes duvidosos) ficam famosos na internet por prometerem milagres contra a acne ou como auxílio no skincare. O método da vez é utilizar adesivos hidrocolóides diretamente no rosto para diminuir a acne e tirar impurezas da pele, como cravos. O curativo é indicado para lesões médias e para absorver secreções da pele, por isso muitos estão  experimentando o produto em casa. 

@ktandersonyo

I was SHOCKED when I woke up! Be careful how long you keep these on because my skin became irritated! ##hydrocolloidbandages ##fyp

♬ original sound - fourwashington


Os vídeos milagrosos têm viralizando em redes sociais e quem assiste fica em dúvida sobre a real eficácia de utilizar o adesivo hidrocolóide no rosto. Por isso, o iG Delas conversou com as dermatologistas Fabiana Seidl e Roberta Almada para entender como se utiliza e os benefícios do curativo. 


Qual a diferença do adesivo hidrocolóide para o curativo normal?

Diferente do curativo que tem apenas uma fibra de algodão, os curativos hidrocolóides possuem partículas de carboximetilcelulose. "Elas auxiliam na cicatrização de feridas e deixam o ambiente úmido para a pele", afirma Fabiana.

Mais indicada para atletas com bolhas, calos e feridas, o adesivo faz com que a cicatrização seja ainda mais rápida. "Ao entrar em contato com a pele, o adesivo absorve a secreção da ferida e proporciona um ambiente propício para a cicatrização", diz Roberta. 

Utilizar no rosto traz problemas?

Você pode utilizar tanto o adesivo hidrocolóide grande no rosto quanto os pequenos e específicos para espinhas e cravos. Fabiana aponta que as propriedades são as mesmas. "O que muda apenas é o tamanho", diz. Você pode comprar a linha de adesivos pequenos, que servem para espinhas únicas, ou o grande caso tenha acne severa, que não é rentável colocar adesivos pequenos.

Você viu?

Roberta diz que além de absorver a secreção, o adesivo impede que as espinhas sejam contaminadas ou infeccionem. "Além de auxiliar no processo de cicatrização, ajuda a proteger a lesão de contaminações, infecções bacterianas, manipulação local e sujeiras", aponta. 

Ela também indica o adesivo para lesões que as espinhas provocam na pele. "Os adesivos são ótimos para a cicatrização do processo inflamatório de acnes e espinhas, reduzindo a vermelhidão e oleosidade local", diz.

Tem malefícios?

Não, mas você deve prestar atenção caso algo ocorra. "É orientado que o paciente suspenda o uso em caso de irritação local, piora ou aumento do fluxo de secreções ou do processo inflamatório", indica Roberta. 

Fabiana diz que, se aplicado corretamente, não gera nenhum problema. "Você deve apenas prestar atenção na mudança de cor do adesivo. Se ele ficar saturado com secreções devem ser trocado imediatamente", afirma.

E como incluir em uma rotina skincare?

Bem, como o adesivo é recomendado para acne ou para quando aquela espinha indesejada aparece, vai da sua rotina. "Não é preciso incluir o curativo na rotina de skincare, já que o uso é indicado apenas na vigência de lesões acneicas. Ainda assim, o ideal é que o se tenha orientação e avaliação do dermatologista antes de iniciar o uso", indica Roberta. 

Lembrando que você deve colocar o adesivo com a pele limpa. "Aplique diretamente na lesão, espinha ou acne, com a pele limpa e troque diariamente ou quando a cor do adesivo mudar", aponta Fabiana. 

Se ainda tem dúvidas, o iG Delas testou o produto

Muitos podem pensar que nenhum produto é aparece nas redes sociais. Por isso, tirei à prova com o adesivo hidrocolóide da Needs, de R$ 19 que traz 24 adesivos circulares de diferentes tamanhos para testar em espinhas chatas e até cravos. 

Como meu rosto tem pele mista, meu nariz é o que mais tem espinhas e cravos, já que é a região mais oleosa do rosto. Coloquei onde mais incomodava às 21h e retirei na manhã do dia seguinte, quando me assustei com a mudança de cor do adesivo. Da cor branca e opaca, o adesivo ficou amarelado e repleto de secreção dos cravos. 

Notei que diferentemente de outras máscaras e tratamentos que utilizei, o adesivo hidrocolóide facilitou a retirada do cravo e deixou meu nariz sequinho, sem aquela oleosidade que tanto irrita. Além disso, testei em uma espinha que surgiu no rosto e em poucas horas a cor do adesivo mudou, retirei e logo vi um belo resultado. Indico para quem adora cutucar espinhas porque não aguenta ver aquela inflamação e quer resolver logo o problema. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários