O calor chegou e nosso corpo pede por uma  hidratação extra, tanto por dentro quanto por fora. Quem é adepta do skincare já sabe, algumas pessoas com pele oleosa ainda tem receio de usar hidratantes. Para ajudar a botar um fim nisso, preparamos o guia defintivo de hidratantes para pele oleosa . Assim você pode cuidar da sua pele de acordo com as características dela.

O calor e a maior exposição ao sol pedem cuidados com a hidratação
Unsplash/parkstreet
O calor e a maior exposição ao sol pedem cuidados com a hidratação


Segundo o dermatologista Franklin Veríssimo, a hidratação é uma etapa indispensável nos cudiados com a pele. Além de melhorar a qualidade da pele, dando viço e maciez, ajuda a manter sua integridade funcional da pele, prevenindo inclusive o surgimento de doenças. Isso porque as células da nossa pele precisam de um adequado equilíbrio hidrolipídico para funcionarem com perfeição.

A hidratação também ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele. "Uma pele desidratada envelhece bem mais rápido devido à falha na produção de colágeno e elastina -- molécula responsável pela elasticidade", explica o médico.

Você viu?

Efeito rebote

Quando uma pessoa com a pele oleosa usa muitos produtos para retirar o sebo e não se preocupa em usar outros para protegerem a camada bilipídica acontece o que é conhecido como "efeito rebote".

"O efeito rebote é o aumento da produção de sebo quando removemos toda oleosidade/gordura da pele. É um mecanismos de defesa em que o organismo produz mais sebo para repor essa gordura perdida. Pele desidratada pode aumentar a acne", explica a dermatologista da clínica André Braz, Laís Leonor.

Qual tipo de hidratante buscar?

Para que o hidratante seja seu aliado e não inimigo, é preciso identificar qual tipo de produto se adapta melhor na sua pele. Para peles oleosas hidratantes mais leves, não oclusivos, em textura sérum ou gel são os mais indicados.

"Alguns bons ativos são comumente usados em hidratantes para o rosto são a manteiga de karité, ácido hialurônico, ceramida, glicerina, água termal, pantenol, nicotinamida, vitamina E e vitamina B3. Antes de hidratar, a limpeza sempre deve ser feita com um sabonete específico para este tipo de pele", diz Veríssimo.

Confira algumas opções no mercado:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!