Aprenda cuidados com a pele para recuperá-la depois do fim de ano
shutterstock
Aprenda cuidados com a pele para recuperá-la depois do fim de ano


As festas de fim de ano são de alegria e celebração. Por causa da maratona de festas e confraternizações - que juntam pouco sono, maior consumo de bebidas alcoólicas e alterações na alimentação - a pele pode sentir os efeitos das festas de maneira negativa, apresentando inchaço, ressecamento e falta de viço. Para recuperar a pele facial desses danos é fundamental que os  cuidados com a pele sejam redobrados.


O alto volume de ingestão de álcool é o grande vilão para a pele no fim de ano, já que, em grande quantidade, pode acelerar o  envelhecimento da pele e piorar a qualidade do tecido cutâneo. Por isso, confira cinco cuidados com a pele para recuperar a qualidade da pele depois das festas de Natal e Ano Novo.

1- Beba bastante água

Segundo a dermatologista Claudia Marçal, o consumo de água é muito importante para metabolizar o álcool. Caso você não se hidrate o suficiente, o organismo busca líquido nos tecidos periféricos. Esse processo afeta a pele e causa a diminuição de viço e torna o ressecamento e a descamação mais propícios.

Por esse motivo, Marçal afirma que é importante sempre beber água, seja junto com o álcool ou não. Uma boa pedida pode ser investir em água de coco.

2- Remova a maquiagem antes de dormir

A esteticista Isabel Piatti diz que  remover a maquiagem antes de dormir evita o acúmulo de oleosidade e resíduos. Assim, a pele fica mais suave, viçosa e bonita. Um bom produto para remover toda maquiagem é a água micelar, que tem poder demaquilante e purificante e pode remover até as camadas mais resistentes de maquiagem, oleosidade e resíduos de poluição. O produto é capaz de remover os resíduos sem causar irritação, obstruir poros ou desidratar o tecido cutâneo.

3- Abuse dos hidratantes

Depois que você realizar a limpeza, uma das etapas dos cuidados com a pele , é importante investir em cremes hidratantes, anti-inflamatórios e antioxidantes que, de preferência, tenham em sua composição vitamina C, Alistin, vitamina E, Arct-Alg, resveratrol, picnogenol, luteína, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. Caso sua pele seja oleosa, use produtos que controlem a oleosidade ou que tenham efeito mate.

4- Faça compressas na área dos olhos

Caso a área ao redor dos olhos apresente inchaço depois das festas, você pode fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos. Segundo Marçal, isso promove vasoconstrição, diminuição de inchaço e ação anti-inflamatória. “Outra forma de diminuir bolsas e olheiras é usar cosméticos à base de vitamina K, cafeína e extratos de castanha da índia, que estimulam a drenagem dos vasos e diminuem o inchaço e a inflamação, além do uso da Vitamina C antioxidante. Outra dica é deixar os cremes na geladeira para refrescar e descongestionar os olhos”, acrescenta a dermatologista.

5- Use menos maquiagem

Depois das festas, a pele fica muito afetada já que o uso excessivo de maquiagem pode contribuir com o envelhecimento da pele. Passe a usar com moderação após as festas. “No lugar da base, prefira hidratantes com cor ou cosméticos multifuncionais, como os BB e DD creams, pois além de uniformizar e corrigir sua pele, vão manter o tecido saudável ao longo do dia”, afirma Piatti.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!