Nos anúncios de procedimentos estéticos são bem comuns aquelas fotos de antes e depois, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica quer conscientizar a população de que muitas vezes esse tipo de propaganda não é verdadeiro. Para fazer isso, a organização lançou a campanha "Não existe milagre. Existe ciência, responsabilidade e especialização!". 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que fotos podem ser manipuladas somente com iluminação
Divulgação
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que fotos podem ser manipuladas somente com iluminação

O intuito da campanha é de falar para as pessoas que muitas vezes as fotos das propagandas são manipuladas, por luz, ângulo e maquiagem. Eles mesmos fizeram montagens imitando esse tipo de anúncio e querem alertar que os procedimentos estéticos devem ser feitos por profissionais responsáveis e capacitados para tal. 

"É fácil se deparar com publicações de “antes e depois” nas redes sociais. Mas, além de desrespeitar uma norma do Conselho Federal de Medicina, muitas delas contam com uma série de artifícios de manipulação, através de luz, ângulo e programas gráficos. Não podemos permitir que essa prática continue", disse a sociedade em comunicado. 

A foto de abre desta matéria é um exemplo de manipulação usando somente a iluminação na hora de tirar a fotografia. A seguir, você confere exemplos de manipulação usando respectivamente luz, ângulo e maquiagem. 

Manipulação de foto usando luz
Divulgação
Manipulação de foto usando luz


Manipulação de plástica usando ângulo
Divulgação
Manipulação de plástica usando ângulo


Manipulação de foto usando maquiagem
Divulgação
Manipulação de foto usando maquiagem


    Veja Também

      Mostrar mais