Nesses tempos de pandemia, muito tem se falado de vitamina D e seus benefícios para o sistema imunológico . Mas além disso, esse elemento auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e também é fundamental quando o assunto é saúde da pele e dos cabelos

mulher no sol
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A vitamina D ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele


Portanto, se você está sentindo os cabelos mais quebradiços e pele diferente, pode ser falta de vitamina D e é hora de tomar mais sol.

Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, a vitamina é fundamental, por exemplo, para "combater o envelhecimento da pele, pois auxilia na  renovação das células, agindo como antioxidante diminuindo a quantidade de radicais livres, e tem efeito anti-inflamatório".

falta desse item no organismo ainda traz outras complicações para a pele, como o aumento de lesões de dermatites atópicas, rosácea e psoríase. De acordo com a dermatologista, a vitamina, por influenciar na parte imunológica, ajuda a manter íntegras as barreiras da pele. Por isso, é indicado seguir tomando sol ou mesmo buscar uma suplementação quando necessário, segundo Fabiana. 

No caso dos cabelos, a também dermatologista Veridiana Abud ressalta que a vitamina D em doses adequadas ajuda na manutenção estrutura capilar e atua contra a queda de cabelo. Portanto, se está sofrendo de uma queda acentuada ou se notou os fios mais quebradiços, pode ser sinal de deficiência desse elemento, como comenta Fabiana. 

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Mais vitamina D, por favor!

Fala-se tanto de sol e vitamina D porque é a exposição solar da pele que faz com que ocorra a ativação desse nutriente no organismo. Portanto, mesmo em casa, tente tomar sol e lembre-se de deixar os vidros das janelas aberto e não usar protetor solar para que os raios UVB atinjam a pele diretamente e aí aconteça a síntese da vitamina. 

Segundo Veridiana, o tempo ideal de exposição varia de acordo com a cor da pele. Ela aponta que pessoas de pele clara devem ficar no sol por 15 minutos, já para pessoas com pele morena ou negra, o recomendado é ficar pelo menos 1 hora exposta à luz solar.

"O ideal é que a exposição aconteça entre as 10h e 15h por 3 a 4 vezes na semana. A exposição dos braços e pernas ao sol é o suficiente. Mas cuidado: o horário ideal de exposição ao sol para ativação da vitamina D é também o horário de maior risco ao desenvolvimento de câncer de pele", afirma Veridiana.

A dieta balanceada também pode ajudar quando se fala de vitamina D. "Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos secos, ovos, leite e derivados. Porém a ativação ocorre com a exposição solar da pele", diz a dermatologista.

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