Em meio a uma pandemia, com salões de beleza fechados em diversos estados apesar de decreto recente do presidente Jair Bolsonaro liberando a atividade, ninguém quer sofrer com unha encravada. E um jeito simples de evitar esse problema é saber cortar as unhas dos pés da maneira correta em casa. 

Leia também: Posso tirar a cutícula? Tenho que cortar? Saiba como cuidar das unhas em casa

Ao cortar as unhas dos pés, atenção ao formato para que elas não encravem
Freepik/reprodução
Ao cortar as unhas dos pés, atenção ao formato para que elas não encravem


Segundo a podóloga e Coordenadora Técnica da rede Doctor Feet, Malu Pinheiro, ao cortar as unhas dos pés , é indicado fazer um corte reto e da forma menos invasiva possível. Além disso, a unha não deve ficar t!ao curta e, para arredondar os cantos, a orientação é não cutucar com tesoura ou alicate, mas, sim, usar uma lixa. 

O melhor instrumento aqui é o alicate, que deve ser próprio para o corte. A podóloga ainda ressalta é não é indicado compartilhar nem lixas e nem alicates. 

Feito o corte, a lixa entra para finalizar e evitar a unha encravada . Caso você não tenha familiaridade com o alicate, vá direto para a lixa, mas Malu Pinheiro indica "lixar até o incômodo da unha grande diminuir". 

A unha encravou, e agora?

Se notou que a unha está encravada , o melhor é procurar um especialista, mesmo nesse momento de quarentena. 

"Por se tratar de uma emergência, é possível encontrar um podólogo que faça atendimento. Resolver sozinho em casa não é o ideal, pois na grande maioria dos casos, isso só piora a situação, inflamando ainda mais o dedo", afirma Malu.

Leia também: Aprenda receitas caseiras para cuidar das unhas e da pele

Você viu?

E se você tem unhas encravadas eventualmente, a podóloga indica verificar a saúde das unhas pelo menos uma vez por semana. "Observe se há alguma alteração na coloração das unhas, bem como seu espessamento ou se há um descolamento", orienta Malu.

Unhas em dia e outros cuidados com os pés

E caso você ainda tenha receio de começar a cortar as unhas, confira tutoriais no Youtube que podem te ajudar a cuidar dos pés em casa:


O vídeo ensina passo a passo de como cortar as unhas e dá mais dicas para que elas não encravem.



É, a quarentena não pode te deixar esquecer de fazer as unhas! No vídeo acima você aprende a cortar a unha e a fazer uma francesinha nos pés.


E neste vídeo, a youtuber Ana Carla mostra como evita as unhas encravadas e ainda transforma o pé que não era feito no salão há tempos com dicas simples. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!