Durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) é fundamental manter as mãos limpas e higienizadas. Vale lavar, sempre que possível, com água e sabão e usar álcool gel. E as unhas? Como cuidar delas em casa e mantê-las bonitas e longe da contaminação? 

Leia também: Como manter a pele hidratada e bem cuidada em tempos de álcool gel

Saiba como cuidar das unhas em casa em tempos de quarentena e isolamento social
shutterstock
Saiba como cuidar das unhas em casa em tempos de quarentena e isolamento social


Tamanho ideal das unhas em tempos de pandemia

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melhor é apostar em unhas curtinhas nesse momento. "Unhas muito longas, sejam naturais ou artificiais, comprometem a limpeza total das mãos, umas das principais regiões do corpo que entram em contato com superfícies", alerta. 

A entidade ainda reforça que unhas curtas facilitam a limpeza, principalmente da parte de baixo. Com isso, não há um acúmulo nem se sujeira e nem risco do vírus ficar ali e ser levado para boca ou olhos ao colocar as mãos no rosto. 

Se você quer manter as unhas longas , aposte em equipamentos para fazer a limpeza total. Uma escovinha é bem-vinda nesse momento. "Com a utilização da escovinha conseguimos alcançar áreas nas unhas de forma mais precisa, reforçando os hábitos de higiene indicados", afirma a nail designer Márcia Câmara, do Rio de Janeiro. 

Posso tirar a cutícula em casa?

É melhor não tirar a cutícula em casa, quem sabe quando voltar ao salão
Pexels
É melhor não tirar a cutícula em casa, quem sabe quando voltar ao salão

Ao fazer a unha em casa não é indicado retirar a cutícula. "Ela atua como uma barreira de proteção para as unhas, evitando a entrada microrganismos como fungos e bactérias. Quando removida, facilita a penetração de produtos irritantes e aumenta a chance de inflamações e infecções da pele ao redor das unhas", explica a dermatologista Mariana Chambarelli. 

A também dermatologista Fabiana Seidl concorda. "Quando usamos o alicate para retirar as cutículas , fazemos pequenos traumas que podem facilitar infecções por microorganismos, além de poder desencadear processos inflamatórios no local levando ao aparecimento de granuloma piogênico ( carne esponjosa)". 

Você viu?

Leia também: Unha pronta em 15 minutos

O melhor é apenas empurrar a cutícula. Se ainda assim quiser alicate, cuidado. "O que pode ser feito é empurrar delicadamente as cutículas após hidratá-las e, se tiver alguma incomodando um pouco mais, retirar apenas essa com alicate, de forma superficial e sem aprofundar. Caso aconteça algum corte o ideal é lavar bem e utilizar um spray antisséptico para limpar", orienta Fabiana.

E o esmalte? Posso continuar usando?

Esmalte está liberado, desde que dê alguns dias para a unha
shutterstock
Esmalte está liberado, desde que dê alguns dias para a unha "respirar"

As unhas coloridas estão liberadas, mas é melhor usar com um certo cuidado também. "Não vejo problema em utilizar esmalte nesse momento, desde que deixe as unhas alguns dias sem esmalte para hidratá-las corretamente. O uso contínuo do esmalte também é prejudicial para a placa ungueal, enfraquece e predispõe a infecções por fungos", explica Fabiana. 

Já Mariana tem uma dica: usar esmalte com fortalecedor. 

Leia também: Como passar o esmalte perfeito e mais 12 dicas para ter unhas lindas e saudáveis

Hidratar é a melhor opção

Hidratação é fundamental para manter unhas e cutículas bonitas e saudáveis
Thinkstock Photos
Hidratação é fundamental para manter unhas e cutículas bonitas e saudáveis

O segredo para ter unhas - e mãos - bonitas nesse tempo longe dos salões e com muito uso de produtos como sabonete e álcoom gel é hidratação. "Esse é o principal cuidado quando falamos de unhas e cutículas", ressalta Fabiana. 

"Quando lavamos muito as mãos e utilizamos álcool gel, as cutículas acabam ficando muito ressecadas e mais evidentes e a unha fica frágil, quebrando com mais facilidade. Por isso aconselho hidratar as mãos após cada lavagem e, ao longo do dia, aplicar ceras, óleos ou pomadas hidratantes unha por unha fazendo uma leve massagem".

Vale lembrar...

Mariana ainda reforça os cuidados gerais com as unhas nesse momento: 

  • Ao manipular produtos de limpeza, tenha preferência pelo uso de luvas.
  • Lixar as unhas e mantê-las curtas, diminuindo assim possíveis quebras.
  • Hidratar as cutículas com frequência.
  • Pode ser aplicado nas unhas esmalte comum ou fortalecedor, caso necessário

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!