Cada vez mais mulheres assumem seus cabelos brancos e isso, para muitas, significa  empoderamento e liberdade.  Dar adeus às tinturas é uma decisão importante, envolve questões de autoestima e também traz com ela alguns cuidados, afinal, os fios brancos também pede atenção especial. 

Manter os cabelos brancos exige cuidados, mas eles são bem simples
shutterstock
Manter os cabelos brancos exige cuidados, mas eles são bem simples

Mas não se assuste! As dicas para cuidar dos cabelos brancos são simples de serem incluídas na rotina. Separamos uma listinha para você que também já assumiu os fios naturais.

Cabelo branco mais ressecado que os outros

Você já notou que seus cabelos brancos tem uma textura diferente daqueles que ainda tem pigmento natuaral? Ou que os fios sem cor são os primeiros a formarem frizz? Isso tem uma explicação. 

Segundo Armando Bessa, hairstylist e especialista em visagismo 3D, quando a produção de melanina reduz, os fios tendem a ficar ressecados e finos, aumentando o frizz. 

A solução, nesse caso, é apostar em hidratação , e isso pode começar pela escolha certa de xampu e condicionador para o dia a dia. "As principais marcas presentes no mercado contam com produtos com esta proposta e que são muito tecnológicos e eficientes, assim, é só escolher o que mais te agrada", fala Bessa. 

Para uma hidratação profunda, você ainda pode optar por máscaras hidratantes que contenham queratina, aminoácidos ou óleos vegetais. Se o cabelo estiver bastante ressacado, a hidratação pode ser feita até duas vezes por semana. Se a tendência ao ressecamento for menor, uma vez é o suficiente. 

Leia mais: Hidratação, xampu certo, leave-in e mais dicas para cuidar dos cabelos brancos

Você viu?

Além disso, Bessa indica algo mais potente, como a umectação , a cada 15 dias. O especialista ensina o passo a passo: 

  • Faça uma máscara, misturando óleos essenciais, como o de argan ou abacate, a um creme.
  • Depois, aplique por todo comprimento evitando a raiz e deixar agir por, no mínimo, duas horas.

Bessa ainda diz para não aplicar os óleos diretamente nos cabelos, "porque podem criar uma barreira de difícil remoção e que atrapalha a aderência de outros procedimentos."

Por que os cabelos brancos ficam amarelados e como evitar isso?

Outro problema de quem assumiu os fios brancos é o tom amarelado que eles podem ganhar com o tempo. De acordo com o hairstylist e especialista em visagismo 3D, fatores como exposição ao Sol e fumaça de cigarro contribuem para que os brancos amarelem. 

A dica aqui, além de ter cuidado ao ir para a praia ou piscina, usando chapéus e protetor solar para os fios, é usar xampus e condicionadores roxos. Eles neutralizam o amarelo. Mas cuidado com exagero nesse produtos. "Como estas linhas podem deixar os fios oleosos e arroxeados, precisamos ter atenção à frequência de uso que, normalmente, deve ser semanal", ressalta Bessa. 

Leia também: Rodrigo Cintra dá mais dicas para evitar o amarelado nos fios brancos

E quais cuidados do secar ou modelar?

Seja qual a cor do seu cabelo - se natural ou não - é preciso cuidado ao usar itens como chapinha ou secador. E os cabelos brancos não fogem à regra, pelo contrário. O protetor térmico deve ser o melhor amigo também das mulheres grisalhas. "Com isso também impedimos que os cabelos fiquem mais ressecados e quebradiços", afirma o especialista. 

Para completar, como os fios brancos são mais frágeis, cuidado ao manusear a escova ou pente, com o sem secador, para evitar que eles se quebrem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!