Chegamos a quarta-feira de cinzas, o que significa que o carnaval deste ano acabou. Mas se você fez questão de curtir todos os dias de folia como se não houvesse amanhã, deve ter ficado com algum tipo de resquício - seja aquele resto de glitter que não saiu da pele ou no cabelo, irritação por causa da tinta que você usou ou até mesmo a marca de ficar quatro dias debaixo do Sol. 

Leia também: Manual do glitter: tudo sobre como aplicar e remover o brilho do carnaval

amigos de ressaca
shutterstock
O pós-carnaval pode ser um período difícil para lidar com o resto da folia, mas existem soluções para isso

Existem algumas recomendações de como cuidar da pele antes do carnaval para evitar problemas no pós. Porém, também existem soluções para você que está nessa fase de remover todo o "resto de folia" que permanece no seu corpo. Não é incomum, por exemplo, ter alergia por causa da tinta ou do glitter.

"O risco mais comum é a reação alérgica e os sintomas não são necessariamente imediatos. O inchaço e vermelhidão podem aparecer até 24 horas depois da exposição ao produto", explica Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Se você notar qualquer irritação, urticária (vergões vermelhos) ou qualquer anormalidade na pele, o mais importante é procurar um especialista. "A gravidade das reações varia de pessoa para pessoa, mas é necessário a consulta médica para que o tratamento seja rápido e evite complicações", diz.

Apesar das alergias serem casos mais sérios, existem problemas menores que são fáceis de serem resolvidos em casa. O resto de glitter grudado na pele ou no cabelo é um deles. 

Leia também: Máscara facial: aprenda 8 receitas caseiras para cuidar da pele

Nesse caso, você pode deixar um pouco de óleo vegetal (como o de amêndoas ou coco) agindo sobre a pele ou de coco nos fios para o brilho grudado "escorrer". Use uma esponja para ajudar a remover tudo. O truque da fita adesiva, colando na pele puxando delicadamente algumas vezes pode ser útil. 

E se o seu problema foi tomar muito Sol, o essencial é evitar que a pele fique ressecada e envelhecida. Para isso, fique longe de banhos muito quentes e demorados, procure usar sabonetes suaves e sempre passe hidratante depois. Buchas e esfoliantes podem fazer com que o bronzeado indesejado saia mais rápido do que esperado, mas não esfregue sobre a pele para não irritá-la.

Como recuperar e cuidar da pele depois do carnaval?

A dermatologista Karla Assed, que também é membro da SBD, reforça que os cuidados pós também incluem, principalmente, hidratação. "É importante beber bastante água para reidratar a pele. Uma boa dica para devolver a saúde e o viço à pele é apostar nas máscaras hidratantes. 

Ela recomenda um detox com uso de compressas geladas na regão dos olhos para diminuir a aparência cansada da região dos olhos. "Compressas frias ajudam a diminuir a vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço, temporariamente", finaliza.

Leia também: Limpeza, hidratação e mais: como montar a rotina de beleza ideal?

Não esqueça de manter a rotina de cuidados com uma boa limpeza e, se quiser ajudar na circulação da pele para melhorar a "cara de ressaca" do pós- carnaval , use as mãos para fazer uma massagem facial com movimentos circulares de forma suave. 

    Veja Também

      Mostrar mais