O "K-beauty" , a rotina de beleza das coreanas, ficou conhecida por causa da popularização das máscaras faciais e óleos de limpeza. Esse método oriental de cuidados com a pele tem 10 passos e um objetivo: manter a pele jovem. Porém, uma pesquisa da FOREO, marca de beauty tech sueca, mostra que há uma tendência inspirada nos países nórdicos surgindo na contramão dessa ideia, o chamado "N-beauty".

Leia também: Como envelhecimento afeta pele, cabelo e unhas e o que fazer para se prevenir

A tendência nórdica 'N-beauty' foca em simplicidade e sustentabilidade na hora de fazer os cuidados com a pele
shutterstock
A tendência nórdica 'N-beauty' foca em simplicidade e sustentabilidade na hora de fazer os cuidados com a pele

A tendência nórdica de cuidados com a pele  prega a simplicidade. Isso significa que o foco do "N-beauty" é mais no autocuidado e menos no passo a passo, buscando não só a pele iluminada, mas também o corpo saudável. "A proposta do N-Beauty é voltar ao básico", explica a Bianca Tavares, gerente geral da FOREO no Brasil. 

“Os princípios do skincare nórdico são literalmente o oposto do 'K-Beauty'.  Nossa pesquisa descobriu que menos é, definitivamente, mais para eles, e que quanto mais natural for, melhor”, acrescenta. Assim, o conceito para eles é diminuir a quantidade de produtos aplicados na pele e investir em cuidados que também incluem o bem-estar.

Os segredos do N-Beauty para a pele dos sonhos

Segundo a especialista, são três os "segredos" da pele iluminada dos nórdicos, e eles vão além da rotina de beleza habitual, tornando o "N-beauty" quase como um ritual holístico. 

1. "N-beauty" é seguir uma rotina ativa

As atividades físicas fazem parte do estilo de vida de quem vive nos países nórdicos, mas os efeitos positivos dos exercícios não são sentidos apenas no corpo. A pele, com os cuidados corretos, também é bastante beneficiada.

Você viu?

“O suor na pele facilita a adesão de partículas do ambiente -  por conta da poluição e outros fatores externos, o que acarreta em mais estímulo e aumenta a oleosidade na pele. Por isso é tão importante a limpeza após a prática de exercícios físicos”, explica a dermatologista Giovanna Zalla. Assim, todas as impurezas serão eliminadas. 

Leia também: 4 erros na rotina de cuidados que podem deixar a sua pele oleosa

2. "N-beauty" é manter uma conexão com a natureza

O foco da tendência nórdica em simplicidade também se reflete em sustentabilidade, o que transforma plantas e frutas em elementos com o potencial de "curar e repor a pele".

Por isso, muitos dos ingredientes usados nesses países são de origem natural. Além disso, ter contato direto com a natureza ajuda a diminuir os efeitos do estresse, que dentre muitas coisas, acaba afetando a saúde da pele.  

3. "N-beauty" é focado no "menos é mais"

Quando o assunto são os cuidados com a pele , a filosofia "N-beauty" é diminuir o número de passos e produtos, apostando em cosméticos de tecnologia mais avançada, boa qualidade e evitando sobrepor muitos deles para não causar obstrução dos poros. 

"A  rotina ideal - caso você não tenha nenhum problema grave, como acne - está baseada na higienização da pele duas vezes ao dia; uso de hidratantes com ácido hialurônico; protetor solar durante o dia; e ácidos à noite - como o retinoico, salicílico e o glicólico, que ajudam na renovação celular e produção de colágeno", conclui Giovanna.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!