É só o clima ficar mais seco que os lábios ressecados começam a ser um problema. E é aí que vem os truques, como a “puxadinha de pele” ou umedecer a boca com a saliva, para tentar ao máximo evitar o ressecamento. O que quase ninguém sabe, porém, é que esses hábitos mais atrapalham do que ajudam e, por isso, o ideal é apostar em alguns truquinhos de beleza.

Leia também: 5 exageros na rotina de cuidados com a pele que podem arruinar sua beleza

Os lábios ressecados podem ser resultado da mudança de tempo ou excesso de saliva, mas por isso é preciso cuidar da área
shutterstock
Os lábios ressecados podem ser resultado da mudança de tempo ou excesso de saliva, mas por isso é preciso cuidar da área



“Ao puxar a pele, pode-se causar inflamações e a saliva resseca ainda mais a boca”, explica a dermatologista Karla Assed, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology (AAD). Segundo ela, existem algumas dicas essenciais para evitar lábios ressecados  e proteger a pele dessa área, que é mais fina. 

Por causa disso, a região deve ser protegida diariamente da exposição solar, vento e frio — o que vai ajudar a diminuir o ressecamento que dá um aspecto envelhecido, além de prevenir lesões em casos de peles ainda mais sensíveis. Aprenda como: 

1. Invista em hidratantes labiais

Karla recomenda sempre usar batons hidratantes com filtro solar ou balms labiais formulados com ingredientes emolientes e reparadores, como manteiga de karité, vitamina E e aloe vera. Manter a hidratação, diz a especialista, é o passo mais importante para impedir o ressecamento e investir nos protetores labiais também evita que você passe a língua sobre os lábios. 

Você viu?

2. Beba muito líquido

Apesar do hidratante labial ser a alternativa mais prática para manter os lábios saudáveis, há outra dica essencial: beber muito líquido. Consumir bastante ágia, assim como chás e sucos, também são formas de manter a hidratação . "O ideal são dois litros por dia", indica Karla. 

3. Use creme para os olhos na boca

Uma dica de ouro da dermato é usar o creme que é aplicado na região dos olhos  , onde a pele é muito fina, para passar nos lábio. "Você também pode aproveitar para aplicar no contorno da boca, que também irá hidratar a região", comenta. 

4. Mistura caseira pode ajudar

“Existe um  truque de beleza que é pegar um potinho, colocar um hidratante e depois acrescentar um pouco de gloss de bisnaga (sempre um tom acima do que você costuma usar). Por fim, é só misturar e aplicar nos lábios. Seus lábios ficarão hidratados e rejuvenescidos”, ensina. 

5. Não faça esfoliação nos lábios

Quando for esfoliação no rosto, não inclua os lábios! "Mesmo se a região não estiver danificada, a prática pode tornar a região mais sensível", diz a especialista. O melhor a se fazer, nesse caso, é apostar apenas na limpeza de pele e hidratação. 

6. Passe lip balm antes do batom 

O batom pode ressecar os lábios e, por isso, o ideal é evitar produtos secos e de longa duração. Porém, como é impossível banir esses itens para sempre da sua necessáire, a dica é passar um lip balm antes e, por cima, aplicar o batom. Assim, os seus lábios estarão protegidos.

Leia também: Kylie Jenner faz tutorial de como ter os lábios grossos usando apenas maquiagem

Procedimentos estéticos para rejuvenescer os lábios

Além dos cuidados em casa, existem alguns procedimentos estéticos em clínicas que servem para deixar a aparência dos lábios sempre jovem e saudável. Tratamento com ultrassom microfocado, por exemplo, estimula a produção de colágeno e evita que a boca fique fina. 

Outra alternativa são os lasers que melhoram o aspecto "enrugado" em volta da boca. Para evitar lábios ressecados , Karla recomenda skinboosters ou "hidratação injetável". “Tudo que é feito para que se mantenha a leveza do rosto, sem mudar suas características, ficando mais uniforme e bonito. É muito melhor tratar sempre os lábios”, finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!