Tamanho do texto

Usar produtos específicos, não retocar demais e investir em sprays 'glossy', que dão uma aparência brilhante, são algumas indicações para se inspirar

Que tal se inspirar no cabelo da Beyoncé para mudar o visual? Segundo a hair stylist Rita Hazan, de New York, Estados Unidos, responsável pelo look da cantora e de várias celebridades, como Katy Perry e Madonna, não é tão difícil assim. 

Leia também: Maquiador de Beyoncé revela 5 truques de maquiagem da cantora; inspire-se

Beyoncé
Reprodução/Instagram/beyonce
Para ter o cabelo da Beyoncé é preciso apostar em cuidados contínuos que deixem os fios saudáveis e brilhantes

Ao portal britânico Daily Mail  , a especialista explica que o cabelo da Beyoncé segue uma técnica chamada "face framing" que, basicamente funciona como uma moldura para o rosto. "A ideia é adicionar partes mais claras em algumas mechas para imediatamente iluminar seu rosto e dar mais personalidade", explica Rita. 

Para as morenas, é uma alternativa para dar aquela variada no look sem precisar investir nas  técnicas de iluminação que deixam todo o cabelo mais claro e, ao mesmo tempo, danificar menos os fios, já que a descoloração acaba sendo mais focada.

Beyoncé tem uma preferência por tonalidades como mel ou loiro nude, também conhecida como "baby blonde". "Trabalhei com Beyoncé por muitos anos, criando visuais diversos. Ela ama ser loira e nós misturamos muito os looks dela com tons mais nude ou dourados", diz. 

Porém, para manter o cabelo como o da cantora, não basta apostar no mesmo tom, também vale seguir os mesmos  cuidados com os fios . Veja as dicas da profissional: 

1. Dar um efeito "glossy" é muito importante

Não importa o que você faça, a cor do seu cabelo vai desbotar com o tempo, principalmente por causa de agentes externos, lavagem e uso de chapinha, secador, etc. Por isso, a ideia é apostar em produtos que deem um efeito brilhante aos fios. 

Rita indica investir em shampoos, condicionadores e um gloss para cabelos. Esse último é um spay que ser para dar mais brilho e criar uma "capa protetora" para que as madeixas fiquem menos danificadas naturalmente — o que também protege a cor. 

Esses cuidados devem ser mantidos sempre, até durante as turnês, como é o caso de Beyoncé. "Eu a encorajo a levar muitos desses produtos com ela nos shows, já que é usado muito calor nos seus cabelos e precisa de muitos cuidados", afirma a hair stylist. 

2. Use produtos especiíficos para o seu tom

Outra questão que faz diferença para ter os cabelos da Queen B é usar produtos que são mais específicos. "O shampoo é extremamente importante. O que você faz no chuveiro ou vai te ajudar ou fazer com que seja mais difícil estilizar o seu cabelo. Então,  produtos para fios coloridos possuem ingredientes que vão mantê-los saudáveis."

Usar muito shampoo seco, por exemplo, pode entupir os poros, levando a queda de cabelo. Por isso, a indicação é lavar pelo menos duas vezes por semana. Também é essencial proteger os cabelos do sol e do calor com cosméticos que tenham proteção UVA. 

3. Não retoque demais

"Principalmente se você tem cabelos grisalhos, colorir a cada três semanas pode tornar sua cor muito escura e sem graça. Entre as visitas ao salão, você pode usar um corretivo de raiz, que não só cobre os grisalhhos, mas dá uma ou duas semanas extras entre o próximo retoque."

Para ter uma ideia de como ter o melhor visual tingindo os fios, observe outras mulheres que têm uma idade próxima a você, além de tom de pele e etnia semelhantes. 

4. Não siga tendências, mas também não se prenda ao visual

É importante não seguir só as últimas tendências, seja quando falamos de cores de cabelo, roupas ou maquiagem. Apesar do visual estar em alta, ele pode não ser o que mais combina com você e talvez existem outros looks que sejam mais a sua cara. 

Da mesma forma, não precisa ficar presa apenas a um visual. "Só porque essa cor ficou boa em você há 10 anos, não significa que ainda funcione. O tom da pele muda e você também deve mudar a cor do cabelo e a maquiagem", diz Rita. Na dúvida, procure um especialista. 

5. Seja realista sobre o seu cabelo 

É importante adaptar a tonalidade do seu fio à sua rotina. "Se você só pode colorir apenas duas ou três vezes por ano, não use cores que precisem de alta manutenção. Faça algo que pareça bom enquanto os fios estão crescendo e não fique marcado", recomenda.

Seguindo essas dicas, você nem precisará copiar o cabelo da Beyoncé  , mas ter o seu próprio com uma aparência saudável e brilhante.