Ter cabelos saudáveis, longos e brilhantes é o sonho de muita gente, mas, dependendo do tipo de cabelo e de fatores externos que influenciam os fios, essa pode ser uma tarefa árdua. Quanto mais agredimos os fios com o calor de aparelhos como secador e chapinha ou os deixamos expostos a substâncias como o cloro sem qualquer tipo de proteção, mais longe eles ficam desse ideal tão buscado.

Leia também: Quer ter cabelos lisos? Veja qual escova é a mais indicada para você

Para ter cabelos saudáveis, é essencial deixar alguns hábitos (como lavá-los todos os dias) de lado
Shutterstock
Para ter cabelos saudáveis, é essencial deixar alguns hábitos (como lavá-los todos os dias) de lado

Porém, não são apenas fatores como umidade do ar e uso excessivo de químicas que danificam os fios. Alguns hábitos simples, como penteá-los de forma inadequada, lavá-los com água em temperaturas muito elevadas e mantê-los presos ao dormir também atrapalham o processo de transformá-los em cabelos saudáveis e bonitos. Veja sete coisas que você precisa deixar de lado e parar de danificar seu cabelo:

1. Prender os cabelos apertado demais ou para dormir

Mesmo que você não esteja fazendo um penteado elaborado e queira apenas tirar as madeixas da frente do rosto, é preciso ter cuidado na hora de fazer isso. Se for fazer um rabo de cavalo bem firme, por exemplo, evite usar elásticos muito finos ou de plástico, já que esse tipo de acessório pode quebrar o cabelo. Nesse caso, prefira prendedores macios e mais largos.

Algumas pessoas ainda cometem outro erro quando o assunto é prender o cabelo: dormir com elásticos prendendo os fios. Esse hábito, além de marcar e até quebrar os fios, é desnecessário. Para pessoas que fazem isso para não acordar com a cabeleira bagunçada, o indicado é investir em uma touca ou usar uma meia calça nos fios. Se é para impedir que cabelos muito longos se embaracem, o menos prejudicial é trançar os fios de forma folgada.

2. Lavar os cabelos com água muito quente

No inverno, poucas coisas são mais gostosas de se fazer do que tomar um banho bem quentinho, mas é preciso tomar muito cuidado com a temperatura da água. Tomar banhos muito quentes faz com que as cutículas dos cabelos (parte que recobre os fios) se dilatem, facilitando a perda de umidade. Dessa forma, os cabelos ficam opacos e ressecados.

De acordo com Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais do SpaDios, o ideal é adotar uma temperatura morna que seja agradável para a pele e não danifique tanto o cabelo quanto aqueles banhos ferventes.

3. Pentear de qualquer jeito

Para ter cabelos saudáveis, é extremamente necessário penteá-los todos os dias, certo? Errado. Na realidade, tudo depende da textura dos fios: para cabelos crespos, ondulados, o ideal é penteá-los no banho com um pente de dentes largos após o uso do condicionador. Já para quem tem fios lisos, o correto é penteá-los depois de aplicar o leave-in.

Na hora de escovar a juba, porém, não se pode ter pressa. O correto é começar a pentear os cabelos da metade do comprimento para as pontas, para que os nós sejam removidos sem quebrar ou arrancar fios. Depois disso, os cabelos podem ser penteados desde a raiz dos fios.

Você viu?

4. Secar e pranchar os fios sem um protetor térmico

Por maiores que sejam os avanços da tecnologia em aparelhos que alisam e modelam os cabelos, eles não deixam de ser pequenas chapas que – literalmente – fritam os fios de cabelo. Se você não passa horas debaixo do sol sem passar protetor solar, por que alisaria frequentemente o cabelo utilizando calor sem protegê-lo antes?

Normalmente, protetores térmicos vêm em forma de cremes, séruns ou líquidos e podem ser aplicados tanto com o cabelo seco quanto com ele molhado. O importante mesmo é usar e abusar desse tipo de produto sempre que for escovar ou pranchar os cabelos. Os fios agradecem!

Leia também: Veja dicas e cuidados que você deve ter ao descolorir os cabelos

5. Esperar que os céus hidratem seus cabelos

Frio, calor, processos químicos e até lavar o cabelo com muita frequência são apenas alguns dos fatores que deixam os fios ressecados, e eles não voltarão a ser hidratados e saudáveis em um passe de mágica sem que você faça alguma coisa para reverter a situação.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer hidratação nos cabelos não é algo que gasta tanto tempo ou dinheiro. Hoje, é possível encontrar uma infinidade de produtos que combatem o ressecamento dos fios – em especial máscaras e ampolas – sem que seja necessário ficar um longo período de tempo com ele na cabeça. Alguns deles cumprem a função de três a cinco minutos após a aplicação, ou seja, você pode terminar o banho enquanto o produto age no cabelo, sem necessariamente perder mais tempo do que normalmente gastaria.

Se você não é fã de produtos industrializados ou não quer gastar muito com o processo, há diversos ingredientes naturais e muito mais baratos que podem substituir máscaras capilares (e algumas delas podem estar até na sua cozinha). Substâncias como o gel que há nas folhas da babosa, mel e leite têm propriedades hidratantes incríveis e podem ajudar a revitalizar o cabelo.

6. Lavar demais

Mesmo que seu cabelo seja oleoso, lavá-lo com xampu todos os dias pode ressecar – e muito – os fios. Depois de apenas um dia sem lavar, o cabelo não fica, de fato, sujo, então lavá-los com água e distribuir um pouco de condicionador no comprimento já resolve o problema. Se ainda assim você sentir necessidade de fazer uma limpeza mais profunda apenas um dia após lavar o cabelo, é possível usar substâncias como bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã diluído em água.

Leia também: Confira 20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos

7. Lavar de menos

Da mesma forma que abusar do xampu e lavar o cabelo todos os dias não são hábitos que deixam os cabelos saudáveis, deixá-lo sujo por muitos dias também não é nada indicado. Coisas como praticar atividades físicas ou utilizar xampu seco e spray fixador fazem com que suor e outras substâncias se acumulem no couro cabeludo. Quando os poros ficam “entupidos”, até o crescimento do cabelo pode ser prejudicado, já que, sem espaço para crescer, os fios vão ficando cada vez mais finos e frágeis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!